Apesar de expressar opinião própria favorável à presença da prefeita na disputa de 2026, secretário diz que situação é hoje considerada pela administração, visto que para isso seria necessária a renúncia da chefe do Executivo
Secretário municipal de Governo, Beethoven Oliveira, admitiu ontem que possível candidatura da prefeita em 2026 está no radar da administração (Foto/Reprodução)
Secretário de Governo, Beethoven Oliveira, defende o nome da prefeita Elisa Araújo (PSD) como candidata a deputada federal na eleição de 2026. Durante entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM, ele disse que essa discussão está no radar do governo municipal.
O secretário destacou o papel de liderança da prefeita em Uberaba e na região. Ele reforçou que é fundamental o município recuperar sua representatividade política. Para Beethoven, o nome de Elisa Araújo tem grande potencial para conquistar uma vaga no Congresso Nacional.
“Mas essa é uma opinião pessoal. A discussão está no radar da Administração Municipal. Agora, a prefeita Elisa Araújo está focada em seu mandato, quer cumpri-lo e fechar com chave de ouro”, ressaltou.
Sobre o apoio a candidaturas na eleição do próximo ano, o secretário de Governo disse que é possível trabalhar um nome forte para deputado federal e dois para deputado estadual. Um dos nomes para a disputa a uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) é o do presidente da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), Ismar Marão.
Outros nomes também são observados pela gestão municipal, todos da CMU. Líder do governo no Legislativo, o vereador Cabo Diego Fabiano (DC) é um dos que estão no radar do grupo político que apoia a gestão de Elisa.
Curiosamente, nomes que hoje estão na oposição ao governo também são sondados. A vereadora Rochelle Gutierrez (PDT) já admitiu conversa com o PSD. O vereador Caio Godoi (PP) também é observado. Recentemente, a prefeita Elisa Araújo participou de Podcast que é apresentado pelo parlamentar, o que gerou os rumores de aproximação de Godoi com o Executivo.
Renúncia. Para se candidatar a deputada federal, a prefeita Elisa Araújo precisa renunciar ao mandato até seis meses antes da eleição para concorrer.
Para aqueles que ocupam cargos no Poder Legislativo, que são os senadores, deputados federais, deputados estaduais ou distritais e vereadores, a regra é bastante simples, pois não há na Constituição e na Lei Complementar 64/90 restrição à sua plena elegibilidade. Por isso, os titulares de cargos legislativos podem se candidatar a outros cargos, sem necessidade de desincompatibilização. Assim, senadores, deputados e vereadores podem permanecer no exercício de seus mandatos e concorrerem a qualquer um dos cargos em disputa nas eleições deste ano.
Não há um número limite de mandatos consecutivos de vereador, o que significa dizer que o político pode permanecer nesses cargos por tempo indefinido, desde que se candidate e seja eleito.