Secretário Municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, diz que a expectativa é que a implantação do novo sistema comece ainda este ano | Fot Jairo Chagas
Com licitação aberta para contratar software que permitirá integração de dados entre unidades de saúde, prontuário eletrônico estará em pleno funcionamento a partir de 2023. A informação é do secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, ressaltando que os trabalhos para implantação do novo sistema começarão assim que for definida a empresa vencedora.
As tentativas de viabilizar o prontuário eletrônico tiveram início ainda na gestão do ex-prefeito Paulo Piau (MDB), em 2015. Um programa foi desenvolvido pela Codiub à época e implantado nas unidades de saúde desde então, porém não foi possível a integração dos dados em toda a rede – função mais esperada da nova ferramenta.
Com isso, agora a Prefeitura retomou a proposta de contratar o software junto à iniciativa privada. O processo licitatório está sendo conduzido pela Codiub e o edital foi publicado na última edição do Porta-Voz.
As empresas interessadas em disputar o certame terão prazo a partir desta segunda-feira (29) até o dia 20 de setembro para enviarem propostas de preço. O valor estimado do contrato não foi divulgado.
De acordo com Sétimo, a expectativa é começar ainda este ano o processo para implantação do novo sistema que integrará as informações de todas as unidades da rede municipal de Saúde. “Vamos conhecer o ganhador no dia 20 de setembro e a partir daí vamos começar [...] Serão necessários alguns meses para a implantação completa, mas já em outubro esperamos estar trabalhando nisso”, reforçou.
O secretário de Saúde posicionou que a fase de implantação envolverá não só a instalação do software, mas também a capacitação dos servidores para operar o novo sistema e até a troca de computadores nas unidades para o uso da ferramenta. “Vamos ter um salto muito grande de atendimento na Saúde pública de Uberaba a partir de 2023, quando estará em pleno funcionamento”, manifestou.
Quando estiver operando na integralidade, o titular da pasta salientou que o prontuário eletrônico permitirá que o médico tenha acesso a todo o histórico do paciente, seja no atendimento nas unidades básicas, em consultas especializadas ou mesmo nas UPAs. “Qualquer médico de qualquer instância dessas vai ter a ficha do paciente na mão, on-line, com os exames que ele já fez, o remédio que está tomando e toda a vida dele. Isso vai trazer uma economia muito grande e agilidade para o sistema de saúde pública”, acrescentou.
Além do prontuário eletrônico, o software em contratação terá funcionalidades para Organização de fluxo assistencial, Controle Epidemiológico a até Controle de Almoxarifado de Medicamentos e Materiais.