POLÍTICA

Secretário planeja lançar o 5º Distrito diante da escassez de áreas nos atuais

Gisele Barcelos
Publicado em 20/12/2022 às 21:30Atualizado em 26/12/2022 às 22:53
Compartilhar

Rui Ramos declarou que mapeamento já está sendo feito para o lançamento do quinto distrito (Foto/Divulgação)

Após anunciar área para instalação de nova empresa em Uberaba, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, revelou ontem que os distritos industriais existentes e em construção na cidade não têm mais lotes disponíveis. Por isso, ele declarou que mapeamento já está sendo feito para o lançamento do quinto distrito.

Ramos posicionou que, concretizada a doação para a Arko, restarão apenas 4 mil metros quadrados de área no Distrito Industrial 3, que não são suficientes para atender grandes empresas, como é o perfil do setor químico.

O secretário também ressaltou que nos outros três distritos existentes os lotes estão esgotados e existem poucos casos de empresas que ainda não iniciaram as obras de implantação, sendo pequena a possibilidade de reversão em processos de doação de área. Além disso, ele manifestou que o Distrito Industrial 4 e até o Minidistrito Alfredo Freire estão com todas as áreas destinadas a empresas. “Então, temos que pensar agora no Distrito 5”, declarou.

Segundo o titular da pasta, um mapeamento já está sendo feito, juntamente com a equipe da Secretaria de Planejamento e da Codau, para encontrar a melhor localização para o empreendimento. A proposta é escolher uma área que seja próxima à região já atendida pelas redes de drenagem, água e esgoto para minimizar o investimento necessário para instalação.

Ramos espera que o estudo seja concluído de forma rápida para avançar com o processo de compra ou desapropriação da área escolhida no começo do próximo ano. Quanto às obras de infraestrutura, o secretário avalia que o cronograma dependerá dos trâmites a serem vencidos para legalizar o imóvel. “Se for desapropriação, é mais burocrático. Depois, ainda tem que fazer levantamento topográfico e projetos de engenharia e loteamento para abrir a licitação. Vamos ver se a gente consegue para o fim do ano que vem ou início de 2024”, ponderou.

No entanto, a meta é conseguir inaugurar o quinto distrito industrial antes do fim do mandato da prefeita Elisa Araújo, em 2024. “Queremos lançar, sem dúvida, ainda no primeiro governo”, arrematou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por