Rui Ramos declarou que mapeamento já está sendo feito para o lançamento do quinto distrito (Foto/Divulgação)
Após anunciar área para instalação de nova empresa em Uberaba, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, revelou ontem que os distritos industriais existentes e em construção na cidade não têm mais lotes disponíveis. Por isso, ele declarou que mapeamento já está sendo feito para o lançamento do quinto distrito.
Ramos posicionou que, concretizada a doação para a Arko, restarão apenas 4 mil metros quadrados de área no Distrito Industrial 3, que não são suficientes para atender grandes empresas, como é o perfil do setor químico.
O secretário também ressaltou que nos outros três distritos existentes os lotes estão esgotados e existem poucos casos de empresas que ainda não iniciaram as obras de implantação, sendo pequena a possibilidade de reversão em processos de doação de área. Além disso, ele manifestou que o Distrito Industrial 4 e até o Minidistrito Alfredo Freire estão com todas as áreas destinadas a empresas. “Então, temos que pensar agora no Distrito 5”, declarou.
Segundo o titular da pasta, um mapeamento já está sendo feito, juntamente com a equipe da Secretaria de Planejamento e da Codau, para encontrar a melhor localização para o empreendimento. A proposta é escolher uma área que seja próxima à região já atendida pelas redes de drenagem, água e esgoto para minimizar o investimento necessário para instalação.
Ramos espera que o estudo seja concluído de forma rápida para avançar com o processo de compra ou desapropriação da área escolhida no começo do próximo ano. Quanto às obras de infraestrutura, o secretário avalia que o cronograma dependerá dos trâmites a serem vencidos para legalizar o imóvel. “Se for desapropriação, é mais burocrático. Depois, ainda tem que fazer levantamento topográfico e projetos de engenharia e loteamento para abrir a licitação. Vamos ver se a gente consegue para o fim do ano que vem ou início de 2024”, ponderou.
No entanto, a meta é conseguir inaugurar o quinto distrito industrial antes do fim do mandato da prefeita Elisa Araújo, em 2024. “Queremos lançar, sem dúvida, ainda no primeiro governo”, arrematou.