DIGNIDADE MENSTRUAL

Seds inicia entrega de absorventes a mulheres em vulnerabilidade Social

O ato marca o início da distribuição gratuita do produto de higiene para o grupo atendido no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Social

Gisele Barcelos
Publicado em 19/04/2023 às 21:36
Compartilhar
Durante evento realizado ontem de entrega simbólica de absorventes a secretária Gicele Gomes deu início à execução do programa de dignidade menstrual para mulheres em vulnerabilidade social  (Foto/Divulgação)

Durante evento realizado ontem de entrega simbólica de absorventes a secretária Gicele Gomes deu início à execução do programa de dignidade menstrual para mulheres em vulnerabilidade social (Foto/Divulgação)

Para completar as ações previstas na lei de dignidade menstrual, Prefeitura realizou ontem a entrega simbólica de absorventes a mulheres em situação de vulnerabilidade social. O ato marca o início da distribuição gratuita do produto de higiene para o grupo atendido no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Social.

A lei que estabeleceu a distribuição dos absorventes foi aprovada em dezembro de 2021 e regulamentada por decreto em março do ano passado. Desde então, era aguardado o início da entrega dos produtos de higiene pessoal às mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

No âmbito do Desenvolvimento Social, o decreto estabelece os absorventes serão disponibilizados às adolescentes e mulheres acolhidas nas unidades e abrigos sob gestão do Município ou atendidas por Organizações da Sociedade Civil (OSC).

Também serão beneficiadas mulheres em situação de rua, quando atendidas no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), e vítimas de violência doméstica que passarem pelo Centro Integrado da Mulher (CIM).

Para o primeiro ano, a pasta adquiriu 27.890 pacotes de absorvente de uso externo com oito unidades cada. O investimento foi de R$ 120.484,80. “Mensalmente, os absorventes chegarão às instituições do terceiro setor e também às unidades vinculadas à Seds contempladas pelo projeto”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes.

A legislação também contempla as alunas da rede municipal com a distribuição de absorventes. A Secretaria de Educação começou a fazer a entrega no início deste mês, mediante solicitação verbal da própria estudante ou responsável legal na unidade de ensino.

Cerca de 4.600 alunas, a partir dos 10 anos de idade, devem ser atendidas. A estimativa é mais de 1,2 milhão de absorventes distribuídos durante o ano na rede municipal de ensino. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por