De acordo com os dados da Assembleia Legislativa, o percentual de renovação da última eleição é o menor dos últimos 20 anos
Apesar da baixa renovação na Assembleia Legislativa, o ex-deputado Heli Grilo não conseguiu a sua reeleição (Foto/Jairo Chagas)
Com índice de renovação de 32,46%, nova legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais toma posse nesta quarta-feira (1) em Belo Horizonte. Do total de 77 deputados estaduais eleitos, 25 são novatos.
De acordo com os dados da Assembleia Legislativa, o percentual de renovação da última eleição é o menor dos últimos 20 anos. Mesmo assim, Uberaba não conseguiu reeleger o deputado Heli Andrade (União), o único representante que a cidade tinha no Parlamento mineiro no ano passado.
Heli teve 21.687 votos na última eleição, sendo 10.546 só em Uberaba. O número, entretanto, não foi suficiente para o parlamentar manter a vaga na Assembleia Legislativa. O União Brasil fez três cadeiras na Casa, mas Heli ficou em sexto lugar no ranking de votação do partido.
A solenidade de posse na Assembleia será acompanhada por autoridades estaduais, prefeitos e presidentes de câmaras municipais. O evento será conduzido pelo deputado mais idoso, Dr. Maurício (Novo). Com 73 anos, ele já foi duas vezes prefeito de Ouro Fino (Sul de Minas) e agora chega à ALMG para exercer o primeiro mandato parlamentar.
Após a composição da mesa na solenidade e a execução do “Hino Nacional”, será empossado primeiramente o novo presidente. Em seguida, serão empossados os demais parlamentares, que também deverão prestar um juramento constitucional.
Excepcionalmente, um parlamentar não poderá tomar posse junto com os demais hoje. A deputada eleita Chiara Biondini (PP) não poderá ser empossada ainda porque não terá 21 anos de idade na data. Eleita, a deputada estadual mais jovem da história de Minas Gerais só poderá ser empossada depois do dia 22 de fevereiro, data do seu aniversário.
Na Câmara Federal, a solenidade de posse também acontecerá nesta quarta-feira (1º de fevereiro) e sem nomes de Uberaba. Considerando as eleições parlamentares desde 1998, a taxa média de reeleição foi de 56% a cada pleito, o que corresponde a 286 reeleitos em média. Já em 2022, a taxa de reeleição na Câmara dos Deputados foi de 57% em 2022, ou seja, pouco acima da média histórica.
Apesar disso, Uberaba não reelegeu os dois representantes diretos que tinha na Câmara Federal: Aelton Freitas e Franco Cartafina. Apenas deputados federais com base em outras cidades da região mantiveram as cadeiras. André Janones (Avante), de Ituiutaba, e Zé Silva (Solidariedade), de Iturama, conseguiram renovar os mandatos na Câmara.