A participação de José Severino Rosa (PT) como único delegado do Triângulo Mineiro na 4ª Conferência Nacional das Cidades em Brasília lhe rendeu nova atribuição. O vereador foi eleito coordenador estadual da Frente Nacional de Vereadores pela Reforma Urbana (Frenavru).
A Frente foi criada para combater as desigualdades sociais e para ampliar o acesso da população brasileira a moradia, transporte e saneamento. De acordo com o petista, as Câmaras Municipais têm importante desempenho na implementação da reforma urbana das cidades. “Trata-se de fórum privilegiado de debate dos problemas sociais, assumindo papel ativo na implantação do Estatuto da Cidade em todo país”, analisou. Documento elaborado pelos representantes de 22 Estados foi encaminhado ao ministro Márcio Fortes.
A conferência marcou uma importante etapa na política urbana do país com a sanção da Lei do Saneamento pelo presidente Lula. Grande repercussão no evento, conforme relato do petista, foi a destruição de várias cidades de Alagoas e Pernambuco, desabrigando quase 200 mil pessoas.
A Frente buscará gestão planejada e democrática nos municípios, com estabelecimento da função social da propriedade e da cidade. Caberá a José Severino articular ações e propostas apontadas pelo grupo voltadas à implantação do Estatuto das Cidades e as ações no âmbito estadual.