Abertura de concurso público na Prefeitura estará na pauta de negociação com o Executivo para 2023, conforme o presidente do Sindemu (Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba), Bruno Ferreira.
Em entrevista à Rádio JM, o sindicalista manifestou que o índice de reajuste salarial e outros itens da pauta de reivindicações ainda não começaram a ser tratados porque estão atrelados à revisão do plano de carreira, porém é certeza que a lista de demandas para negociação em 2023 incluirá a abertura de concurso público na Prefeitura. “A gente não abre mão disso”, pondera.
Ferreira estima que, atualmente, 50% dos professores da rede municipal de ensino sejam contratados, o que representa uma alta rotatividade no quadro das escolas e gera problemas de falta de profissionais nas escolas. “Hoje temos reclamações por falta de professores na nossa rede municipal”.
De acordo com o sindicalista, a realização do concurso público permite que haja um quadro estável de servidores nas unidades. Por isso, ele afirma que a categoria quer uma redução no número de professores contratados. “Pode ter 10% de contratado na rede municipal”, ressaltou.
Além disso, o dirigente do Sindemu apontou que, ao fidelizar o professor concursado, o município também terá um melhor aproveitamento do valor investido em capacitação continuada. Hoje, o município pode investir em cursos para a formação de um contratado e perder o profissional para outro Estado ou até para a própria rede particular.