MELHORIAS

Terminal do aeroporto de Uberaba será triplicado até junho de 2026

Projeto de reforma e ampliação foi apresentado ontem, com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, e as obras se iniciam imediatamente

Gisele Barcelos
Publicado em 14/01/2025 às 16:48Atualizado em 14/01/2025 às 22:04
Compartilhar

Lançamento da pedra fundamental do aeroporto de Uberaba (Foto/Márcio Gennari)

Com investimento de R$150 milhões, terminal do Aeroporto Mário de Almeida Franco, de Uberaba, praticamente triplicará de tamanho até junho de 2026 e terá capacidade para mais de 220 mil passageiros por ano. Os dados do projeto foram anunciados ontem, durante o lançamento da pedra fundamental.

A obra no aeroporto de Uberaba prevê a ampliação do terminal de 1.500 metros quadrados para 4.300m², com novo espaço de saguão, criação de oito balcões de check-in, sala de embarque com dois portões, controle de segurança com raio-X em área de 170m² e ainda nova área de desembarque e retirada de bagagem. O projeto também prevê a ampliação da pista de pouso e decolagem em 70 metros.

Apesar da expansão, não haverá necessidade de desapropriações para abrigar a nova estrutura. O diretor do aeroporto de Uberaba, Guilherme Zapola, informou que as construções serão dentro da área que já integra o espaço aeroportuário.

Presente na solenidade de lançamento da pedra fundamental em Uberaba, o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, afirmou que a movimentação de terra para preparar o terreno para a edificação deve começar em fevereiro. A previsão é que todo o projeto de expansão do terminal local esteja concluído até junho de 2026.

Segundo o dirigente da concessionária, as obras não devem prejudicar o funcionamento do aeroporto, porque serão aproveitados os períodos do dia em que não existem voos comerciais para a execução do serviço. “Infelizmente, temos ainda muita janela operacional para fazer a obra. Vamos aproveitar isso para que o momento do embarque e desembarque dos passageiros tenha o mínimo impacto possível”, declarou.

Já o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, acrescentou que a ampliação do terminal abrirá espaços comercias para a instalação de bares e lojas para atendimento ao passageiro.

Além disso, o ministro solicitou à concessionária agilidade na execução da obra de expansão do aeroporto local. “Quanto antes puder entregar o aeroporto reformado, será muito importante”, finalizou, destacando que as melhorias devem impulsionar o crescimento do turismo na região.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por