O vereador Tony Carlos (PMDB), autor do projeto que institui o feriado municipal no Dia da Consciência Negra, afirma que não abre mão desta data, mesmo diante das manifestações contrárias dos representantes do comércio de Uberaba.
O vereador informou que o município tem direito a quatro feriados no ano e que Uberaba só tem três, sendo o aniversário da cidade, comemorado em 2 de março, o do dia 15 de agosto, Dia de Nossa Senhora da Abadia, padroeira da cidade, e agora do dia 20 de novembro. Ele lembrou que quando elaborou o projeto instituindo o feriado da Consciência Negra, defendeu ainda o feriado do Dia da Medalha Milagrosa, considerada a segunda padroeira da cidade. A data é lembrada em 27 de novembro e, segundo informações, só não entrou no calendário do município por causa do excesso de feriados em um único mês.
“O feriado do dia 20 é obrigatório, não é facultativo. O comerciante, como dono de supermercado, por exemplo, que quiser abrir as portas neste dia terá que realizar convenção trabalhista”, alertou o vereador. Neste caso, o empregador fica obrigado a pagar o dia em dobro para o funcionário e ainda estipular um dia de folga para o mesmo.