Pelo segundo ano consecutivo, Uberaba apresenta queda na nota do ICMS Esportivo. No resultado provisório divulgado nesta semana pelo governo mineiro, a cidade caiu mais de 60 posições no ranking mineiro. A avaliação é com base nas ações realizadas ao longo de 2022 no município e embasará o repasse da verba para o ano que vem.
A tendência de queda começou na avaliação passada. Com as atividades realizadas em 2020, Uberaba tinha conseguido 2.001 pontos e ocupava o 20º lugar do ranking. Já com as atividades de 2021 informadas ao Estado, Uberaba conseguiu apenas 1.131 pontos e foi para o 97º lugar.
Segundo os dados preliminares do ICMS Esportes, com as ações desenvolvidas ao longo do ano passado, Uberaba alcançou nota total de 936,25 pontos na atual edição e agora despencou para a 164ª colocação no ranking do Estado.
Conforme a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), os municípios que identificarem a necessidade de contestar os resultados apurados no relatório têm prazo até 26 de setembro para apresentarem contestação e pedirem a revisão da nota.
À frente da Funel (Fundação Municipal de Esporte e Lazer) somente a partir de dezembro do ano passado, o presidente Luiz Medina vem evitando comentar as ações dos antecessores no cargo.
Medina apenas informou que a equipe fez o lançamento de todas as atividades no sistema e declarou que a nota provisória divulgada pelo Estado está correta. Questionado, ele posicionou que, inicialmente, Uberaba não deverá entrar com recurso para tentar elevar a pontuação que embasará os repasses de 2024.