Uberaba está classificada entre as cidades com melhor Índice de Capacidade Municipal (ICM) para resposta a deslizamentos, enxurradas e inundações. A ferramenta é composta por 20 variáveis, divididas em três dimensões: Instrumento de Planejamento e Gestão, com oito categorias; Coordenação Intersetorial e Capacidades, com sete variáveis, e Políticas, Programas e Ações, com outras cinco. O relatório é do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
Relatório obtido pela reportagem do Jornal da Manhã aponta Uberaba como a 290ª melhor ranqueada entre as que estão classificadas no conceito “A”, o que significa que a administração possui dispositivos com alta resposta para ações, gestão de risco e de desastres.
Entre as variáveis analisadas estão a existência do plano diretor aprovado por lei municipal, incluindo proteção e defesa civil, e o plano municipal de redução de riscos. Também são avaliados a dotação orçamentária (LOA) para proteção e defesa civil e, ainda, o sistema municipal de monitoramento e alerta antecipado.
O relatório aponta 58 cidades mineiras à frente de Uberaba, sendo que da região aparecem Araguari (45ª), Uberlândia (158ª), Conceição das Alagoas (280ª) e Indianópolis (281ª).
O levantamento detalha que quase 60% dos municípios brasileiros não dispõem de estrutura para a gestão de desastres. O diagnóstico revela que 3.255 municípios (58,49% do total) estão nas faixas C e D.
Minas Gerais tem ainda 166 cidades na faixa C, que são os municípios com ações de gestão de riscos e de desastres em estágio intermediário inicial. São Paulo tem 130 posições nessa classe.
Já na faixa D, com estágio embrionário de ações e a pior classificação no relatório, Minas Gerais aparece com 305 cidades, seguido pelo segundo pior estado, a Bahia, com 251.
Os dados são referentes às ações do ano de 2024.