Municípios que alcançaram meta vacinal em 2024 receberam certificação do Ministério Público e do governo de Minas. Uberaba não está entre as 418 contempladas com os títulos, mas outras cidades do Triângulo Mineiro foram premiadas.
Para a certificação, é observada a cobertura vacinal de 14 imunizantes: BCG, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Penta (DTP/HepB/Hib), Pólio Injetável (VIP), Febre Amarela, Pneumo 10 (1º reforço), Meningo C (1º reforço), Tríplice viral – 2ª dose, Pólio oral Bivalente, DTP (1º reforço), Varicela e Hepatite A infantil.
Das 418 cidades que receberam certificado, 58 ganharam o selo ouro porque alcançaram as metas de cobertura de todas as 14 vacinas destinadas a crianças de zero a dois anos. Da região, apenas Veríssimo teve o título.
O grupo inclui também as cidades de Piedade dos Gerais, São Joaquim de Bicas, Sarzedo, Ferros, Morro do Pilar, Morro da Garça, Santo Hipólito, Cedro do Abaeté, Fortuna de Minas, Capela Nova, Cipotânea, Itaverava, Bom Sucesso, Coronel Xavier Chaves, Piedade do Rio Grande, São Vicente de Minas, Piranguçu, Wenceslau Braz, Francisco Badaró, Goiabeira, Frei Lagonegro, Paulistas, Canaã, Pedra do Anta, Crisólita, Umburatiba, Carlos Chagas, Serra dos Aimorés, Nova Módica, Pescador, São José do Divino, Guarda, Arapuá, Santa Rosa da Serra, Formoso, Riachinho, Luislândia, Ubaí, São João do Pacuí, Ponto Chique, Medeiros, Bias Fortes, Santa Rita de Jacutinga, Coronel Pacheco, Santo Antônio do Aventureiro, Laranjal, São Sebastião da Vargem Alegre, Silveirânia, Natalândia, Claraval, São Tomé das Letras, Cachoeira Dourada, Abadia dos Dourados, Indianópolis, Pratinha, Vargem Alegre e Bugre.
Os outros 360 municípios receberam o selo prata, que é concedido para as cidades que, no período compreendido de janeiro a outubro de 2024, atingiram as metas de 95% de cobertura de vacinação estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização infantil para 10 a 13 dos imunizantes acompanhados.
Na região, os municípios de Água Comprida, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Fronteira, Nova Ponte, Pirajuba e Uberlândia receberam o selo prata.
Uberlândia, por exemplo, atingiu a meta de vacinação em 12 imunizantes. A exceção foi varicela e febre amarela, devido ao desabastecimento em 2024 por falta de regularidade no fornecimento pelo Ministério da Saúde.
Saúde alega falha no sistema de registro para o baixo desempenho da cobertura
Conforme o banco de dados on-line do Programa Nacional de Imunização, Uberaba apenas atingiu a meta de vacinação da BTG em 2024. A cobertura estipulada era de 90% e o município conseguiu chegar ao percentual de 94,53%.
Nos demais imunizantes, a cobertura alcançada variou entre 75% e 90%. A única exceção foi a vacina da varicela, que fechou o ano passado com apenas 50,46% de cobertura.
De acordo com a responsável pela Central de Vacinas, Priscilla Amaral, houve entraves para o registro dos atendimentos no sistema informatizado. “Estamos intensificando a questão dos registros e temos cronograma de ações para chegarmos este ano com o quantitativo adequado acima de 90%”, afirmou.
A enfermeira posicionou que a perspectiva é conseguir o selo na próxima avaliação. “Acreditamos que em 2025, com toda a rede com as salas informatizadas e realizando os registros de forma adequada, conseguiremos chegar até a meta que garante esse selo. Mas estamos satisfeitos com o que conseguimos em 2024, pois já estamos muito próximos na maioria das coberturas. Atingimos 88,89% em muitas”, finalizou.