A instalação de campus da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) em Uberaba foi solicitada ao governador Antonio Anastasia (PSDB) pelo deputado estadual Fahim Sawan (PSDB) em recente reunião.
A tradição de cidade universitária, aliada ao pioneirismo na implantação do ensino superior no Triângulo Mineiro, representa argumentos lançados pelo tucano quando da explanação do projeto. O deputado reiterou ainda que, após a encampação do Cesube por outra instituição educacional, os estudantes com baixa renda passaram a ter mais dificuldade de acesso à graduação.
O campus da Uemg traduz alternativa importante para os estudantes da região, conforme as afirmações do deputado. A proposta também foi apresentada ao secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Alberto Portugal. “Senti segurança do governador quanto à solicitação, sinalizando a possibilidade”, analisou.
Fahim Sawan afirmou que, antes do recesso parlamentar de julho, enviará à comissão específica documento solicitando a previsão na Lei de Diretrizes Orçamentárias de estudo de viabilidade econômica e disposição financeira para instalar o campus em Uberaba em 2011.
A Universidade Estadual de Minas Gerais oferece 12 cursos de graduação e outros 17 em pós-graduação, mestrado e a distância. Atualmente tem cinco campi no interior do Estado, sendo Frutal a única cidade do Triângulo Mineiro.