A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) publicou nota na qual informou sobre o andamento dos casos suspeitos para varíola dos macacos. Dos oito casos investigados com resultados já divulgados, seis apresentaram resultado negativo para a doença (quatro do sexo masculino e dois do sexo feminino). Os dois positivos até agora, conforme já divulgado, são do sexo masculino.
Outros seis pacientes (dois do sexo feminino e quatro do sexo masculino) aguardam resultados dos exames, feitos no laboratório de referência no Estado de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias), em Belo Horizonte.
A partir da notificação, o paciente é orientado pela SMS a ficar 28 dias em quarentena. Os contactantes (familiares ou pessoas do círculo de convivência) ficam em quarentena se tiverem sintomas. Os casos são comunicados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Cievs-Minas), que compõe a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, conforme protocolo estabelecido.
Casos. Mais de 50.000 casos de varíola dos macacos foram registrados desde o início de um surto que afeta principalmente a América do Norte e a Europa, informou a Organização Mundial da Saúde nessa quarta-feira.
De acordo com o painel da organização que registra todos os casos confirmados, havia 50.496 casos e 16 mortes em 31 de agosto. Nos Estados Unidos, assim como na Europa, o número de infecções parece estar diminuindo.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que o declínio de novas infecções pode ser uma prova de que o surto está sendo contido.