Vereador Cleber Júnior apresentou relatos de pais de alunos sobre a falta de vans para realizar o transporte de alunos das escolas rurais (Foto/Rodrigo Garcia)
Em meio a reclamações quanto à empresa que assumiu o transporte escolar rural, vereadores solicitaram a presença da secretária municipal de Educação, Juliana Petek, em plenário para esclarecer sobre a prestação do serviço.
Durante a sessão desta quarta-feira (12), o vereador Cleber Júnior (MDB) apresentou relatos de pais sobre a falta de vans suficientes para realizar o transporte dos alunos da zona rural.
No pronunciamento, o parlamentar acrescentou que foram encontradas vans que completaram 12 anos de uso em circulação, enquanto o edital exigia o fornecimento de veículos com, no máximo, 10 anos de fabricação.
Além disso, o emedebista denunciou que foi informado que os veículos da nova empresa nem passaram por vistoria antes de começarem a prestação de serviço esta semana. O vereador citou que a Prefeitura posicionou que o prazo para regularizar a questão seria até o dia 13 de fevereiro. “Mas, se não passaram por vistoria, como deixaram que prestassem o serviço?”, contestou.
De acordo com o parlamentar, uma reunião está marcada na Secretaria de Educação para levantar informações sobre a empresa e os veículos em operação.
No entanto, a vereadora Ellen Miziara (PL) afirmou que seria ideal que a titular da pasta comparecesse em plenário para esclarecer sobre a situação, pois os problemas no transporte escolar rural vêm sendo verificados desde o mandato anterior. Os dois foram informados durante a reunião que convite para a secretária já havia sido aprovado.
O resultado da licitação do transporte escolar rural foi homologado na última semana de janeiro e o contrato com a empresa vencedora, assinado no dia 31 do mês passado, apenas três dias antes da data inicialmente prevista para o retorno das aulas.
Devido ao prazo apertado, o início das aulas para os alunos da zona rural até foi adiado em uma semana para dar mais tempo à nova contratada de finalizar os preparativos para começar a prestação do serviço no dia 10 de fevereiro.