Em solenidade para assinatura de convênio com agência reguladora, o presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Marcos Jammal (MDB), solicitou que agência dê prioridade a estudo para verificar a possibilidade de redução da tarifa de água e de esgoto em Uberaba.
No pronunciamento, Jammal ressaltou que o valor da tarifa é alvo de reclamações. Por isso, a análise técnica é necessária para identificar se o preço cobrado está correto ou não. “Vamos fazer o estudo para mostrar se está certa, se precisa reduzir ou, quem sabe, aumentar”, ponderou.
O vereador, inclusive, citou que um requerimento foi aprovado esta semana na Câmara Municipal para solicitar que a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) determine ao setor competente que faça estudos com o objetivo de abaixar o valor cobrado da tarifa de água e da taxa de esgoto.
No documento, o parlamentar apontou que a medida traria benefícios para a população devido ao atual momento de crise financeira no país. “[O valor alto] dificulta às pessoas mais carentes pagarem em dia os tributos municipais, tendo que escolherem entre colocar os alimentos na mesa ou pagar as contas”, continua o texto.
Ao defender a proposta no plenário, Jammal posicionou que existem outras formas de cobrança mais justas e informou que a equipe do próprio gabinete já começou um levantamento para apresentar alternativas ao governo municipal.
Presente ao evento, a prefeita se posicionou favorável à realização do estudo em relação à tarifa, mas ressaltou que não há condições de antecipar no momento se há real possibilidade para baixar a tarifa de água. “Tenho que esperar avançar e acontecerem os estudos para poder dizer algo mais concreto. Não gosto de prometer aquilo que depois não consiga cumprir”, finalizou.