SEM PAGAR

Vereador pede que município suspenda pagamentos de consignados ao Master

Marconi Lima
Publicado em 12/12/2025 às 22:15
Compartilhar
Vereador Marcos Jammal pede que sejam adotadas medidas semelhantes às do INSS, que interrompeu pagamentos ao banco, diante de suspeitas de irregularidades (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)

Vereador Marcos Jammal pede que sejam adotadas medidas semelhantes às do INSS, que interrompeu pagamentos ao banco, diante de suspeitas de irregularidades (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)

O vereador Marcos Jammal (PSDB) encaminhou ofício à prefeita Elisa Araújo (PSDB) solicitando que a Prefeitura de Uberaba e o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (Ipserv) suspendam imediatamente os repasses referentes a descontos consignados destinados ao Banco Master. O pedido tem caráter preventivo e faz analogia direta à decisão adotada pelo INSS em 9 de dezembro, que interrompeu pagamentos ao banco diante de suspeitas de irregularidades.

A iniciativa do INSS ganhou repercussão nacional após relatos de reclamações de usuários, dificuldades para cancelamento de operações e possível violação contratual. A medida federal reteve mais de R$27 milhões, como forma de proteção a aposentados e pensionistas até conclusão das apurações. Diante disso, Jammal afirma que o Município deve adotar postura diligente, observando princípios como transparência, segurança jurídica dos descontos em folha e proteção ao usuário dos serviços financeiros.

No documento enviado ao Executivo, o parlamentar solicita três ações: a suspensão imediata dos repasses ao Banco Master; abertura de processo administrativo para avaliar o convênio, riscos e reclamações, e comunicação formal ao gabinete do vereador, em 48 horas, sobre as providências tomadas. Jammal destaca que a solicitação não interfere no contrato firmado individualmente pelos servidores, mas busca impedir que o poder público continue transferindo valores a uma instituição que atualmente está sob medidas cautelares federais.


Administração mantém repasses à liquidante para evitar inadimplência

A Secretaria Municipal de Administração (SAD) informou que o Município possui acordo de cooperação com o Banco Master, vigente até o próximo dia 31, e que a situação está sendo acompanhada com o apoio da Procuradoria-Geral do Município. Segundo a pasta, a liquidação extrajudicial do banco — decretada pelo Banco Central — resultou apenas na substituição da administração do crédito, agora sob responsabilidade da empresa EFB Regimes Especiais de Empresas, indicada como liquidante.

A Prefeitura esclarece ainda que há contratos ativos firmados entre servidores e o banco e que a dívida não se extingue com a liquidação extrajudicial. Dessa forma, suspender repasses sem orientação oficial do Banco Central poderia gerar inadimplência para os servidores. A SAD reforça que o Banco Master está impedido de realizar novos consignados, conforme prevê a legislação, e que não há novas contratações em andamento. O Município afirma estar tomando todas as medidas necessárias para resguardar os direitos dos servidores.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por