(Foto/Ilustrativa)
A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) aprovou requerimento do vereador Luiz Carlos Donizete da Silva – Luizinho Kanecão (PDT), no qual o parlamentar solicita à prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) adiar para o mês de fevereiro o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta e Processamento de Resíduos Sólidos Urbanos (TCRSU) do ano de 2023, conferindo ainda a opção de parcelamento em até três vezes.
O vereador solicitou ainda à chefe do Executivo que, a partir de fevereiro, mantenha o desconto de 20% para quem pagar parcela única, “a fim de proporcionar melhores condições aos contribuintes”.
Conforme o pedido do vereador, esta demanda é necessária, considerando que o país ainda se encontra em período de recessão econômica devido à pandemia da Covid-19, com o aumento crescente da inflação projetado para o ano de 2022, o que gera redução do poder de compra de grande parte da população.
Para o vereador, com a possibilidade do pagamento do IPTU e da TCRSU a partir de fevereiro, e a correspondente manutenção do desconto de 20%, haverá mais tempo para o contribuinte se planejar. O parlamentar avalia que, caso haja a possibilidade de parcelamento em até três vezes, mantendo-se o desconto de 20%, será de grande valia para a população mais humilde conseguir honrar com o seu compromisso e, de outro lado, também vantagem para o Município, que aumentará a sua arrecadação.