Viana concorreu ao cargo de governador em Minas no ano passado pelo PL e acabou derrotado nas urnas (Foto/Reprodução)
Em visita a Uberaba nesta semana, o senador Carlos Viana (Pode) afirma que o projeto em foco para 2026 é buscar a reeleição no Congresso Nacional, mas não descartou totalmente uma nova candidatura ao Governo de Minas.
Viana concorreu ao cargo de governador em Minas no ano passado pelo PL e acabou derrotado nas urnas. Colocado de escanteio na campanha pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele teve só 783.800 votos e ficou em terceiro lugar no pleito, atrás de Romeu Zema (Novo) e Alexandre Kalil (PSD).
Questionado sobre uma segunda tentativa em 2026, Viana declarou que poderia acontecer, mas foi rápido em assegurar que a candidatura a governador não é uma prioridade. “Trabalho para ser reeleito senador, que é meu desejo”, posicionou.
Ao justificar a falta de interesse pessoal em disputar novamente o Governo de Minas, o senador argumentou que a experiência da última corrida eleitoral não foi positiva. Segundo ele, um candidato a governador não representa a si mesmo, mas sim grupos de interesse que podem dificultar o trabalho posterior.
Viana, inclusive, criticou a atual gestão de Romeu Zema devido à polêmica autorização para a mineração na Serra do Curral e argumentou que o caso mostra a interferência de grupos de interesse em decisões de governo.
Quanto às especulações em torno de uma candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte no próximo ano, o senador não confirma, mas também não nega. Ele argumentou que o bom desempenho nas pesquisas de intenção de voto resultou em uma mobilização do torno do nome dele, porém disse que não há uma decisão ainda sobre o assunto.
Mesmo repetindo que o foco no momento seria a reeleição para o cargo de senador, Viana declarou que ainda avaliará a possível candidatura a prefeito da capital mineira. “Vou deixar essa questão para o ano que vem. Vamos analisar isso dentro das pesquisas”, salientou.
A primeira pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Belo Horizonte foi divulgada este mês pela Paraná Pesquisas. No levantamento, Viana apareceu com 23,8% dos votos e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), com 20,7%.