Eu tenho um amigo que há muitos anos possui uma farmácia; uma boa farmácia num bairro popular de uma cidade de porte médio.
Nos últimos anos, vimos a proliferação de farmácias por todo o Brasil. Empresas tradicionais viram seu ocaso; outras se fundiram em pequenas redes, e várias outras foram adquiridas por grandes redes nacionais.
O profissionalismo tomou conta deste ramo. As grandes farmácias estão por todas as cidades, nas principais esquinas das ruas e avenidas mais movimentadas. Abrem de domingo a domingo em horários amplos; possuem preços até interessantes e uma variedade grande.
Some-se também um grande rol de convênios, lojas bonitas, bem iluminadas e marcas fortes que não raro estão na mente dos clientes.
A farmácia do meu amigo não tem um horário tão dilatado, tampouco um estoque tão variado. Porém, a empresa dele está sempre cheia, em qualquer horário. Será que os preços são muito abaixo da média? Será que não possui concorrência? Nada disso; há vários players próximos. Mas, então, onde está o segredo? Aliás, será que há segredo?
Em verdade, não há segredo, há sim uma receita. Uma receita do sucesso onde os ingredientes são a simpatia, a cortesia, o sorriso no rosto e a vontade se servir. O meu amigo ganha dinheiro, mas ele ganha clientes, fãs e amigos, todos porque ele e a sua equipe estão sempre prontos para ajudar, proporcionando um atendimento caloroso, atencioso e pra lá de humano.
Especialmente quando a saúde está balançada, tudo o que mais precisamos é de alguém que possa nos ouvir, aconselhar e apresentar soluções onde não faltem carinho, respeito e amor!
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes