A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) anunciou, neste domingo (4), a abertura de todos os reservatórios de água em Uberaba, fato registrado pela primeira vez em 2026. A medida foi possível após a recuperação dos níveis de reservação, que passaram de 42,2% na noite de sábado (3) para 62,6% na manhã de hoje, mantendo a distribuição de água sem interrupções em toda a cidade.
De acordo com a Codau, às 6h deste domingo o sistema operava com vazão do Rio Uberaba em 3.700 litros por segundo. A melhora nos índices está relacionada, principalmente, à queda no consumo registrada nos últimos dias, possivelmente em razão da leve redução das temperaturas, o que contribuiu para a recuperação gradual dos reservatórios.
A abertura total ocorre após uma sequência de fechamentos noturnos registrados nos primeiros dias do ano. Entre quinta-feira (1º) e sábado (3), a autarquia adotou o fechamento total dos reservatórios durante a noite e madrugada, conforme previsto no Plano de Contingenciamento de Abastecimento, em razão dos baixos índices de reservação, que chegaram a ficar abaixo de 35%, além do alto consumo e de fatores operacionais, como oscilações na vazão e aumento da turbidez da água após chuvas.
Apesar do cenário mais favorável neste domingo, a companhia reforça que a população deve manter o uso consciente da água. O índice considerado ideal para estabilidade do sistema é de 70%, patamar que ainda não foi atingido. A companhia alerta que o consumo elevado, especialmente em dias de calor, pode provocar nova queda nos níveis e levar à retomada de manobras de fechamento dos reservatórios.