A qualidade do ar em Uberaba tem apresentado piora desde o dia 12 de agosto, quando os índices deixaram de ser classificados como “bons” e passaram a oscilar apenas entre “moderados”. Segundo a plataforma IQAir, ferramenta que traduz as concentrações de poluentes em valores de fácil compreensão, o ar na cidade era considerado saudável nos primeiros dias de agosto. Contudo, o índice registrou piora sequencial até o dia 15, quando houve o pico negativo do mês. Desde então, o ar permanece fora da classificação de melhor qualidade, reflexo direto do tempo seco e das queimadas que marcam o período.
O IQAir varia em uma escala que vai de 0 a 40 para “boa”, de 41 a 80 para “moderada”, de 81 a 120 para “ruim”, de 121 a 200 para “muito ruim” e acima de 200 para “péssima”. Na faixa moderada, sinalizada pela cor amarela, a população em geral não sofre grandes impactos, mas crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias podem apresentar sintomas como irritação nos olhos e dificuldades para respirar. É nesta faixa que Uberaba está atualmente. Nesta quinta-feira (21), por exemplo, o índice marcava 53.
Leia também: Risco de incêndios dispara com baixa umidade e ventos no Triângulo, inclusive em Uberaba
Entre os principais poluentes monitorados estão o material particulado fino (PM2,5), o dióxido de enxofre (SO₂) e, principalmente, o material particulado inalável (PM10). Este último, formado por partículas de até 10 micrômetros suspensas no ar, é o parâmetro mais relevante para medir a qualidade do ar, pois pode ser facilmente inalado e atingir as vias respiratórias, causando desconforto e agravando quadros clínicos em pessoas vulneráveis.
A análise é feita pela estação de monitoramento da qualidade do ar, instalada no Campus Univerdecidade da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Operada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio do MultiLab Univerde I, a estação realiza medições diárias de diversos parâmetros atmosféricos e poluentes. Além de apoiar pesquisas científicas interdisciplinares, o equipamento permite o acompanhamento contínuo da qualidade do ar em Uberaba.