A ação já imunizou 31.116 cães e gatos em 2025, de acordo com balanço do Centro de Controle de Endemias e Zoonoses (Foto/Ilustrativa)
A campanha de vacinação antirrábica continua em Uberaba, mas os animais de rua, que também representam risco à transmissão da raiva, não estão sendo contemplados. A ação já imunizou 31.116 cães e gatos em 2025, de acordo com balanço do Centro de Controle de Endemias e Zoonoses, e é voltada para animais com tutores, acima de três meses, que não estejam doentes ou em tratamento veterinário.
Após questionamento de um ouvinte da Rádio JM sobre a inclusão de animais errantes e abandonados no mutirão, a Prefeitura de Uberaba não confirmou a realização de estratégias específicas para esse público. A dúvida se estendeu, ainda, sobre a oferta de outras imunizações e cuidados de saúde para animais de rua, como vermifugação e controle de parasitas.
Em nota, a administração municipal informou que o objetivo da vacinação antirrábica é proteger a saúde humana, controlando doenças transmissíveis dos animais para as pessoas, e destacou que essa é a única vacina disponibilizada pelo SUS para cães e gatos. Justamente por esse caráter preventivo, a aplicação em animais errantes é vista como uma medida de grande importância. Entretanto, de acordo com o Centro de Controle de Endemias e Zoonoses, a imunização tem ocorrido em animais com tutores, que ficam responsáveis pelos pets no momento da aplicação.