SETOR ESTRATÉGICO

Uniube promove 13º Epeduc com foco em pesquisa, inovação e agronegócio

Evento acontece de 1º a 4 de outubro em Uberaba e Uberlândia, reunindo pesquisadores, docentes e estudantes

Dandara Aveiro
Publicado em 21/09/2025 às 16:40
Compartilhar
O evento, que já conta com 624 inscritos, será aberto no auditório José Maria Barra, em Uberaba (Foto/Divulgação)

O evento, que já conta com 624 inscritos, será aberto no auditório José Maria Barra, em Uberaba (Foto/Divulgação)

A Universidade de Uberaba (Uniube) realiza de 1º a 4 de outubro o 13º Encontro de Pesquisa em Educação (Epeduc), em conjunto com o 7º Congresso Internacional de Trabalho, Docente e Processos Educativos. O evento, que já conta com 624 inscritos, será aberto no auditório José Maria Barra, em Uberaba, e terá seu encerramento no campus de Uberlândia, em reconhecimento à participação conjunta do programa de pós-graduação da instituição vizinha. 

De acordo com a docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Direito, Thaísa Faleiros, o Epeduc é um encontro para socialização e divulgação de pesquisas, dentro de iniciativas na área da educação. “O programa foi fundado em 1999 e, em 2001, já tivemos o primeiro Epeduc. Em 2011, criou-se outro evento que agora andam juntos; então são dois eventos em um só. É um encontro de pesquisadores, para a gente divulgar os trabalhos que estão sendo feitos”, explicou. 

Durante os três dias de atividades em Uberaba, os participantes terão acesso a oito grupos de trabalho (GTs) que abordarão diferentes temáticas. Além disso, o congresso contará com mesas-redondas sobre temas atuais e desafiadores, minicursos interativos, apresentações culturais e momentos de confraternização. “O mini curso é uma atividade mais interativa com o público, uma espécie de oficina, em que todos podem aprender e compartilhar experiências”, detalha Thaísa. 

O evento reúne pesquisadores em diferentes estágios, como mestrandos e doutorandos, que submeteram trabalhos para discussão. “Estamos com 624 inscrições de participantes. Mais da metade, 321 pessoas, submeteram pesquisas que serão debatidas ao longo do congresso. Então, podemos dizer que é uma feira de pesquisa, pois empresários, gestores públicos e outros interessados podem conhecer os trabalhos e até estabelecer contatos ou parcerias”, destaca a docente. 

Pela primeira vez, o Epeduc trará atividades voltadas para o agronegócio, setor estratégico da região. “Como nossa cidade e região são muito ligados à economia do agronegócio, é importante trazer mesas e minicursos voltados a essa área”, afirma Thaísa. 

A abertura oficial contará com a presença do reitor, vice-reitores, pró-reitores, gestores e professores da Uniube, e terá uma solenidade especial com a entrega do título de professor honoris causa ao conferencista Cipriano Luquezzi, da Bahia, referência na área da educação. As atividades em Uberaba acontecerão nos campi Aeroporto e Cidade Universitária, enquanto o encerramento ocorrerá na unidade educacional de Uberlândia. 

Com o tema “Trabalho docente: desafios, inovações e desenvolvimento profissional”, os encontros têm três dimensões: científica, cultural e social. Segundo o presidente, Sávio Gonçalves dos Santos, o evento é um espaço de debate e socialização do conhecimento produzido na pesquisa educacional, realizado bienalmente. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por