GRANDE IMPORTÂNCIA

Animais errantes não são contemplados na vacinação antirrábica em Uberaba

Segundo informou a Prefeitura, a campanha é voltada para animais com tutores em Uberaba; mais de 31 mil animais já foram imunizados este ano

Dandara Aveiro
Publicado em 21/09/2025 às 16:47
Compartilhar

A ação já imunizou 31.116 cães e gatos em 2025, de acordo com balanço do Centro de Controle de Endemias e Zoonoses (Foto/Ilustrativa)

A campanha de vacinação antirrábica continua em Uberaba, mas os animais de rua, que também representam risco à transmissão da raiva, não estão sendo contemplados. A ação já imunizou 31.116 cães e gatos em 2025, de acordo com balanço do Centro de Controle de Endemias e Zoonoses, e é voltada para animais com tutores, acima de três meses, que não estejam doentes ou em tratamento veterinário. 

Após questionamento de um ouvinte da Rádio JM sobre a inclusão de animais errantes e abandonados no mutirão, a Prefeitura de Uberaba não confirmou a realização de estratégias específicas para esse público. A dúvida se estendeu, ainda, sobre a oferta de outras imunizações e cuidados de saúde para animais de rua, como vermifugação e controle de parasitas. 

Em nota, a administração municipal informou que o objetivo da vacinação antirrábica é proteger a saúde humana, controlando doenças transmissíveis dos animais para as pessoas, e destacou que essa é a única vacina disponibilizada pelo SUS para cães e gatos. Justamente por esse caráter preventivo, a aplicação em animais errantes é vista como uma medida de grande importância. Entretanto, de acordo com o Centro de Controle de Endemias e Zoonoses, a imunização tem ocorrido em animais com tutores, que ficam responsáveis pelos pets no momento da aplicação. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por