
Antes do início do ano letivo, papelarias têm registrado aumento no movimento (Foto/Ilustrativa)
O ano letivo está prestes a iniciar. E o movimento intenso tem sido registrado nas papelarias de Uberaba. Segundo comerciantes, mesmo com impacto da inflação nas mercadorias, pais e responsáveis têm adquirido todo o material solicitado pelas escolas.
Mara Licurse, gerente de uma papelaria no bairro Mercês, conta que os consumidores têm o costume de deixar as compras para o último momento, apesar das listas estarem disponíveis desde o ano anterior.
“Dezembro foi bem tranquilo o movimento. O movimento foi bem maior nas últimas semanas. E a demanda ainda deve aumentar nos primeiros dias de fevereiro. O pessoal sempre vai protelando e sempre falta alguma coisa para comprar na véspera do início das aulas”, revela.
Ainda segundo a gerente, além da compra presencial, os clientes também têm utilizado o WhatsApp como meio de aquisição. “Desde a pandemia, aumentou demais a procura [por WhatsApp]. Então, a gente tem que ficar assim, um olho no balcão e o outro no WhatsApp”, conta.
Mara Licurse explica ainda que, por causa da alta procura, foi necessário renovar o estoque, mesmo com os índices da inflação refletidos nos preços. A mesma situação é relatada pelo empresário Donaldo Santos, dono de uma papelaria no Centro.
Segundo Donaldo Santos, a empresa tem tentado controlar a margem de repasse para não prejudicar o bolso dos clientes. Ainda assim, os preços estão acima da média.
“A gente procurou diminuir, apertar um pouco a nossa margem, para repassar menos ao consumidor. Então, mexemos no custo interno. Ou seja, reorganizar a empresa para que a gente abrace essa realidade”, explica.
Donaldo conta também que tem investido nas vendas online, de maneira que tem ultrapassado os limites da cidade para realizar vendas.
“A gente tem feito vendas para o sul de Minas, Rio de Janeiro e estados do Nordeste. Nós fazemos uma divulgação através das plataformas digitais. Tem gente que está comprando caderno, agenda, canetas… Até borracha estamos vendendo de forma online. Um funcionário é responsável por criar e divulgar ofertas. Ele montou um pacote com 15 borrachas e o pessoal vai multiplicando. Aí a pessoa pede dois pacotes, quatro pacotes...", conta
Pesquisa. Em 19 de janeiro, a Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberaba divulgou pesquisa em 10 estabelecimentos da cidade. A maior variação encontrada foi no lápis preto nº2, cujo valor mínimo encontrado foi de R$0,23 e o maior de R$7,99, representando variação de 3.373,91%.