MOBILIZAÇÃO

Motoristas do transporte coletivo em Uberaba denunciam atraso no pagamento

Apesar de os valores terem sido quitados, a categoria não descarta mobilização caso a situação se repita

Dandara Aveiro
Publicado em 09/01/2026 às 15:20
Compartilhar

Motoristas do transporte coletivo denunciam atraso no pagamento de salários e do 13º por parte das empresas concessionárias do serviço em Uberaba. Apesar de os valores já terem sido devidamente depositados, a categoria não descarta mobilização, caso a situação volte a se repetir. A reportagem do Jornal da Manhã tenta contato com a Transube, que ainda não se manifestou.

Em nota distribuída à imprensa na tarde desta sexta-feira (9), o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Uberaba (Sintracol) informou o atraso no pagamento de salários e benefícios dos trabalhadores. Segundo a categoria, as empresas teriam alegado que a situação teria sido motivada pela falta de repasse de subsídios por parte da Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU). 

Ao Jornal da Manhã, o presidente do Sintracol, Roberto Alexandre Vieira, explicou que o salário referente ao mês de dezembro de 2025 foi quitado apenas no sexto dia útil de janeiro, enquanto a convenção coletiva estabelece o pagamento até o quinto dia útil. Além disso, a segunda parcela do 13º salário, que deveria ter sido paga em 19 de dezembro, também sofreu atraso e só foi quitada dias depois. Segundo ele, mais de 200 trabalhadores foram diretamente afetados, principalmente por dificuldades para honrar compromissos financeiros pessoais e familiares. 

Vieira ressaltou ainda que, apesar de os valores terem sido pagos, o sindicato decidiu tornar pública a situação como forma de alertar a sociedade. “Às vezes ocorre uma paralisação e a população não sabe o que está acontecendo. Essa nota é justamente para dar transparência e respaldo aos trabalhadores, caso haja necessidade de medidas mais duras no futuro”, afirmou. 

De acordo com nota divulgada pelo Sintracol, as empresas de transporte teriam alegado que os atrasos nos pagamentos ocorreram em razão da falta de repasse do subsídio municipal. Entretanto, os sindicalistas destacaram que essa justificativa não pode ser transferida aos trabalhadores, uma vez que o vínculo empregatício e o acordo salarial não são firmados com a PMU. “O acordo salarial é entre empresa e funcionário. O trabalhador não pode arcar com problemas de contrato entre empresa e prefeitura. Trata-se da sobrevivência do trabalhador e de sua família. Isto afeta muito todos nós. Não podemos arcar com a falta de repasse”, pontuou. 

Diante do cenário, o sindicato informou que chegou a convocar a categoria para uma possível paralisação, mas a mobilização foi suspensa após o pagamento dos valores em atraso. No entanto, os trabalhadores seguem em estado de alerta e o Sintracol pretende acionar o departamento jurídico para avaliar as medidas cabíveis, em razão dos prejuízos causados pelos atrasos. 

O presidente do sindicato também ressaltou que situações semelhantes já ocorreram outras vezes, inclusive ao longo de 2025, e demonstrou preocupação com a possibilidade de novos atrasos, caso o impasse envolvendo os repasses do subsídio persista. “Estamos acompanhando de perto para evitar que isso se repita e para não chegar ao ponto de interromper a prestação de um serviço essencial à população”, concluiu. 

A reportagem do Jornal da Manhã tentou contato com a Prefeitura e com Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba (Transube) para comentar o caso e esclarecer a situação apontada pelo sindicato, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

O JM também busca esclarecimentos sobre os repasses com a Prefeitura de Uberaba, que também não se posicionou.

O espaço segue aberto para manifestações de ambos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por