Cerca de 200 panfletos encaminhados à redação do Jornal da Manhã serviram para revelar o dinheiro dos contribuintes jogado fora
Cerca de 200 panfletos encaminhados à redação do Jornal da Manhã serviram para que leitor, que optou por não se identificar, denunciasse o desperdício de dinheiro público pelo Codau.
O material de quatro páginas contém explicações e orientações à população relativas ao programa de troca de hidrômetros promovido pela autarquia desde o ano de 2007. Junto ao pacote, o leitor afirma, em nota, que “dinheiro público está sendo queimado”.
Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação do Codau afirmou que, na ocasião, o material foi produzido para esclarecer a sociedade sobre a lei que permitiu à autarquia substituir os hidrômetros, bem como realizar a instalação e manutenção dos equipamentos.
A legislação, que era nova para a população, foi alvo de campanha publicitária. A estratégia adotada foi a de entregar o folder para o público na 1ª fase do programa, ou seja, para proprietários que possuíam hidrômetros com mais de dez anos de uso.
Ainda segundo as informações encaminhadas, a assessoria afirma que o que se pode deduzir é que em algum momento da distribuição esse material tenha sido extraviado e pego por alguém que o guardou, fugindo ao controle da autarquia. “O Codau esclarece não há desperdício de dinheiro no fato de ter adotado uma campanha publicitária para informar a população sobre um assunto que foi de extrema relevância e continua sendo.”
Como a execução do programa segue em 2010 com a aquisição de 40 mil novos hidrômetros, a campanha publicitária não será abandonada e terá reforço.