TEMPORADA CRÍTICA

Uberaba já registra 226 incêndios em 2025; estiagem acende alerta para agosto e setembro

Joanna Prata
Publicado em 03/08/2025 às 15:09
Compartilhar
Em 2024, os dois meses lideraram o ranking de queimadas: agosto teve 143 registros e setembro, 147 (Foto/Divulgação)

Em 2024, os dois meses lideraram o ranking de queimadas: agosto teve 143 registros e setembro, 147 (Foto/Divulgação)

Uberaba enfrenta mais uma temporada crítica de incêndios em 2025. De janeiro a julho, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais contabilizou 226 ocorrências no município. O dado mais alarmante, porém, vem do recorte entre maio e julho, que concentra 198 desses casos — um crescimento que acende o alerta para os meses mais secos do ano: agosto e setembro.   

Em 2024, os dois meses lideraram o ranking de queimadas: agosto teve 143 registros e setembro, 147. O ano terminou com 689 ocorrências. Com a estiagem prevista até setembro, a projeção é de que os números deste ano possam se aproximar — ou até superar — os do ano anterior.   

Levantamento do Corpo de Bombeiros mostra que os principais focos de incêndio em Uberaba, em 2025, ocorreram em lotes vagos (117 registros), áreas urbanas não protegidas (53), pastagens (34) e margens de rodovias (6). Embora os números estejam, por enquanto, abaixo dos de 2024, o padrão se repete: maioria dos casos em áreas urbanas e periurbanas, geralmente com indícios de origem humana.   

Somente nesta semana, a cidade enfrentou uma sequência intensa de ocorrências. Na terça-feira (29), foram mais de 15 horas de combate em três regiões: avenida dos Advogados, avenida João Batista Ribeiro e bairro Residencial Estados Unidos. Na primeira, o fogo destruiu cerca de 2 hectares de mata em área de reserva ambiental. Já na João Batista Ribeiro, as chamas partiram de uma pastagem e chegaram à bacia do Rio Uberaba, e contou com apoio de moradores no combate. Bombeiros de Uberaba combatem incêndio em área de pastagem No Residencial Estados Unidos, embora o fogo já estivesse extinto, árvores danificadas apresentavam risco de queda sobre imóveis. 

Na segunda-feira (28), o foco foi um incêndio de grandes proporções às margens da linha férrea, no bairro Fabrício. Incêndio em vegetação às margens da linha férrea assusta moradores no bairro Fabrício O fogo se espalhou rapidamente por uma faixa com mato seco ao longo da via. Dois dias antes, no sábado (26), outro caso grave: o pátio de veículos apreendidos do Detran foi atingido, com aproximadamente 200 automóveis danificados pelas chamas Incêndio atinge pátio do Detran e consome cerca de 200 veículos em Uberaba. As causas estão sob investigação.   

Outros episódios recentes também chamaram atenção: na madrugada de sexta-feira (25), uma residência foi consumida pelo fogo na rua Caldeira Júnior, bairro Abadia. Incêndio atinge residência em Uberaba; morador com deficiência auditiva é resgatado. A suspeita inicial era de que o morador estivesse no interior do imóvel. Na quinta-feira (24), um caminhão plataforma que transportava uma retroescavadeira pegou fogo na BR-262. Incêndio atinge caminhão e retroescavadeira na BR-262, em Uberaba As chamas também atingiram a vegetação à margem da pista, mas ninguém ficou ferido.   

Segundo o coronel Anderson Passos, ex-comandante do Corpo de Bombeiros, é importante distinguir queimadas de incêndios. “Queimada é o uso controlado do fogo, autorizado para fins específicos. Já incêndio é fogo fora de controle, que ameaça a vida, o meio ambiente e o patrimônio.” Em áreas urbanas, qualquer queimada é proibida, mesmo com autorização ambiental.   

Ele ainda destaca a chamada “regra dos três” como um fator de alerta para o risco elevado de incêndios: temperatura acima de 30 °C, umidade abaixo de 30% e ventos superiores a 30 km/h. Em resposta ao avanço dos casos, Uberaba mantém uma força-tarefa com órgãos municipais e o Corpo de Bombeiros, que se reúnem semanalmente para análise dos mapas de calor e organização de respostas rápidas. A VLI Multimodal, que possui 14 quilômetros de trilhos cruzando o perímetro urbano, foi autuada por não manter as faixas limpas, segundo o coronel Antônio.   

Em Uberaba, provocar incêndios pode gerar multas superiores a R$ 4 mil, além de responder criminalmente por crime ambiental. O município tem reforçado ações de conscientização e limpeza de terrenos, mas o sucesso depende da participação da população. Denúncias de terrenos com mato alto podem ser feitas à Guarda Municipal pelo telefone 153, e focos de incêndio devem ser comunicados ao Corpo de Bombeiros pelo 193. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por