A edição de 2025 do Casamento Comunitário deve acontecer neste segundo semestre (Foto/Lílian Veronezi/PMU)
A edição de 2025 do Casamento Comunitário deve acontecer neste segundo semestre. O evento normalmente acontece no primeiro semestre, mas precisou ser adiado este ano devido a trâmites internos. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, explicou ao Jornal da Manhã, a expectativa é que o edital seja publicado em breve.
"Estamos alinhando melhor data para segundo semestre e ajuste nos trâmites para publicação do edital com data e documentação necessária para o casamento", apontou o secretário. Segundo ele, a expectativa é que haja uma definição nas próximas semanas.
A pré-inscrição para a 20ª edição do Casamento Comunitário em Uberaba já foi realizada ainda em fevereiro. Na ocasião, os candidatos apresentaram a documentação na Seds. Os pré-inscritos deverão confirmar a inscrição quando for aberta, mas Ernani revela que, no caso deles, haverá apenas a conferência de dados. Ao todo, mais de cem casais realizaram a inscrição.
Os requisitos para participar do Casamento Comunitário são idade mínima de 16 anos e renda per capita de até um salário-mínimo. Também é preciso morar em Uberaba há mais de três anos.
A iniciativa tem como objetivo oficializar a união civil de casais de baixa renda e fortalecer os vínculos familiares. No ano passado, 43 casais trocaram alianças no Casamento Comunitário.