Com a volta do período chuvoso, as estradas rurais começam a apresentar problemas, pois a água da chuva cria atoleiros e prejudica o escoamento da produção agrícola.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, José Eduardo Rodrigues da Cunha, oito equipes, formadas por aproximadamente 40 trabalhadores, além do maquinário necessário, realizam uma manutenção nas estradas. Ainda segundo o secretário, o que permite o tráfego nas vias rurais é o permanente trabalho de manutenção.
Já o secretário de municipal de Agricultura, José Humberto Guimarães, conta que são aproximadamente 4.200 propriedades rurais na região e a produção delas é transportada em cerca de 5.200km de estradas vicinais. “Só de estradas troncos, que são as vias principais, existem mais de 1.000km, o resto compreende estradas secundárias e terciárias”, conta.
Segundo o secretário, Uberaba possui aproximadamente 150 mil hectares voltados para o plantio de grãos e 75 mil hectares voltados para produção de cana-de-açúcar, além da intensa pecuária de gado leiteiro e de corte.