
A chegada ao destino final, em Edealina (GO), está prevista para o início de janeiro de 2026. (Foto/Divulgação)
Uma carga superdimensionada de 636,5 toneladas pode deixar o tráfego mais lento na BR-262 nos próximos dias, impactando motoristas que seguem em direção a Uberaba. A carreta, com 123 metros de comprimento e 5,7 metros de altura, acessará a 262 no entroncamento com a MG-170, no trevo de Moema, no dia 25 de novembro. O deslocamento será lento, com velocidade média de 20 km/h e paradas técnicas programadas.
A Way-262, administradora da rodovia, informou que o transporte, feito pela empresa Cruz de Malta, será acompanhado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A carga saiu da Fernão Dias, na BR-381, em 9 de outubro, seguindo pela BR-354 e pela MG-170, para acessar a 262, até Patos de Minas, seguindo depois para a BR-365. A chegada ao destino final, em Edealina (GO), está prevista para o início de janeiro de 2026.
Segundo a concessionária, a operação exige monitoramento constante por causa da dimensão da peça industrial. Embora a carga não passe pelo trecho de Uberaba, o deslocamento deve causar reflexos no fluxo sentido ao município. “Vai travar de Betim a Uberaba. Motoristas que vem para a cidade podem ficar presos atrás dessa carga”, destacou a empresa.
O deslocamento envolverá:
A operação vem sendo planejada há mais de um mês, incluindo análises de pavimento e estruturas. Outras concessionárias precisaram reforçar pontes e estradas para permitir o deslocamento.
Orientações aos motoristas
A Way-262 recomenda que os usuários:
O canal de atendimento ao usuário funciona 24h pelo telefone 0800 262 0262.