Expectativa é reduzir tempo de espera e ampliar acesso aos serviços de saúde em Uberaba
Inicialmente, as carretas estarão instaladas nas Unidades Regionais de Saúde (URS) São Cristóvão e Boa Vista. A expectativa é atender mais de oito mil pacientes (Foto/Divulgação)
Chegaram na manhã de ontem (22) a Uberaba as carretas que vão compor as ações do programa Saúde Integrada Municipal (Saúde SIM). Inicialmente, os veículos ficarão instalados nas unidades regionais de saúde (URS) São Cristóvão e Boa Vista. A expectativa é atender pelo menos oito mil pacientes com a iniciativa.
A previsão é de que os atendimentos tenham início já na próxima semana, voltados para pacientes que estão na fila eletrônica para exames de eletrocardiograma e ultrassonografia. A ação é promovida pela Prefeitura de Uberaba, por meio de adesão ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (Cisalp).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre as medidas que serão desenvolvidas com o programa estão mutirões, a elaboração de protocolos de encaminhamento, a teleconsultoria e a contratação de clínicas particulares. Esses esforços já mostram resultados positivos, principalmente em especialidades como cardiologia, endocrinologia, neuropediatria, oftalmologia, ginecologia e obstetrícia.
A secretária de Saúde, Valdilene Rocha, reforçou a importância da iniciativa. “Esse é um divisor de águas para Uberaba. Todo o esforço do governo e da Secretaria de Saúde foi para chegarmos a essa etapa, para melhorarmos e continuarmos a atender com dignidade e respeito as pessoas que aguardam na fila eletrônica. Os veículos percorrerão bairros de Uberaba levando saúde para mais perto da população, com exames e consultas. Além das carretas, teremos atendimentos junto às empresas credenciadas via Cisalp, que ofertarão exames de sangue, raios-X, endoscopia e colonoscopia”, destacou.
O vice-prefeito, Mauricinho de Sá (PSD), acompanhou a chegada das carretas a Uberaba. Ele destacou que a saúde é prioridade nesta gestão e que o programa Saúde SIM vem para agilizar e reduzir o tempo de espera dos pacientes para consultas e exames.
“As nossas equipes de saúde já estão fazendo contato para os agendamentos. Os atendimentos serão para pacientes do Boa Vista, São Cristóvão e de cerca de 70 bairros adjacentes. Nos veículos há recepção, consultórios, banheiro e elevador de acessibilidade”, ressaltou Mauricinho de Sá.
Valdilene Rocha orienta os pacientes que aguardam pelo agendamento eletrônico a manter os dados atualizados. “É importante que o cadastro de telefone, endereço e Cartão Nacional do SUS estejam em dia. Procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência para atualizar as informações e atenda às ligações do agendamento”, reforçou Valdilene Rocha.
Segundo a SMS, as ligações de agendamento são feitas exclusivamente pelo número (34) 3331-2700, que não recebe chamadas. Caso o paciente não possa comparecer na data marcada, deve avisar com antecedência, pelos telefones (34) 3331-2757 ou 0800 942 3160.
Os pacientes que confirmam o agendamento e não comparecem são automaticamente retirados da fila eletrônica e precisam reiniciar o processo, passando por nova avaliação médica na Unidade Básica de Saúde (UBS) para reinserção na fila.