Dentre os segmentos da economia, o comércio foi o único que fechou o mês de dezembro com o saldo positivo em geração de empregos em Uberaba, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Empresários acreditam que o feito se deve à questão das vendas do fim de ano.
No total, o município fechou o mês no vermelho. Foram 3.110 contratações e 4.241 demissões, com saldo de -1.131 postos.
O acumulado dos dozes meses, em 2010, fechou com saldo de 6.464 empregos,
que permaneceram.
Mesmo contra setores mais tradicionais da economia em Uberaba, como a agricultura e a indústria, o comércio se mostrou mais positivo no mês de dezembro. A construção civil, que teve grande avanço em 2010, contratou em média 570 pessoas em dezembro, porém o Caged aponta 1.033 desligamentos, gerando saldo negativo no setor de 463 empregos.
Em contrapartida, o comércio gerou 979 novos postos de empregos, com 885 demissões, fechando com o único saldo positivo da economia em geração de empregos no mês de dezembro, com a permanência de 94 postos no município.
O momento se tornou favorável devido à temporada de contratações. Miguel Aroldo, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), destaca a estabilidade da economia brasileira neste período. “Como dezembro é mês até de férias coletiva para a indústria, o comércio se destaca para as vendas de Natal, virada de ano e, logo depois, volta às aulas. Até o fim de janeiro, a questão de contratação se mantém aquecida”, finaliza.