Mais de 500 pessoas estiveram reunidas, na manhã de ontem, para comemorar o 1º centenário da Escola Estadual Brasil, ou Grupo Brasil, como popularmente ficou conhecido o estabelecimento de ensino público mais antigo de Uberaba. O slogan alusivo à data, “100 anos de educação”, estava estampado na camisa de funcionários, pais, professores e dos mais de 300 alunos que estiveram presentes na celebração.
Além deles, autoridades como o deputado federal Marcos Montes, vice-prefeito Paulo Mesquita e o vereador Marcos Juliano Bordon compareceram e discursaram sobre a importância e representatividade simbólica que a escola tem para a cidade. “Raras vezes vemos tanta gente reunida e empenhada em uma solenidade dessa importância. O Grupo Brasil é uma instituição que tem 100 anos de ensino e produz pessoas compromissadas com a verdade e ética”, disse o vereador Carlos Godoy, presidente do Comitê de Educação do Município.
Para Marilda Alves Carvalho, diretora da instituição, a escola simboliza a educação em Uberaba. “Buscamos sempre um ensino de qualidade e na formação desses novos cidadãos”, diz, referindo-se às crianças. Segundo ela, a solenidade representa a renovação do compromisso da instituição com a sociedade. “Estou muito feliz”, completa.
O evento marcou o encerramento da Jornada Mineira do Patrimônio histórico e contou com o apoio da Guarda Municipal e com a presença da banda do 4º Batalhão da Polícia Militar. “Foi muito lindo e eu tenho muito orgulho do Grupo, como mãe e uberabense”, disse a dona-de-casa Rosília de Oliveira Silva, que tem uma filha de seis anos na escola.
Além da solenidade, uma exposição cultural com fotos de outros patrimônios históricos da cidade, como o Mercado Municipal e a Igreja São Domingos, foi apresentada aos participantes do evento.