À medida que o serviço de internet 3G foi ficando disponível para algumas operadoras em Uberaba, o número de reclamações sobre o serviço aumentou expressivamente no Procon. De acordo com a chefe de atendimento ao usuário, Elisabeth Beatriz Gonçalves de Freitas, ocorre que nem sempre o serviço alcança toda a área urbana e o usuário acaba não tendo a velocidade contratada e ficando aborrecido. “Algumas áreas da cidade não têm a cobertura da operadora. No fim, o internauta que contratou a internet com certa velocidade não consegue nem mesmo conexões em determinados casos”, afirma. Elisabeth afirma que, nessas situações, o Procon intervém de maneira que o contrato entre cliente e operadora seja anulado, sem multa de rescisão. “Já nos casos em que a operadora tem funcionamento, porém raramente atinge o pico da velocidade contratada, o contrato até pode ser quebrado, mas o usuário acaba tendo de arcar com a multa”, explica. Segundo ela, o consumidor deve ficar atento e analisar se a internet móvel realmente vale a pena, já que a banda larga para esta modalidade é dividida entre vários usuários. “Na internet banda larga fixa, cada internauta tem uma banda, enquanto na 3G é uma só para todo mundo que contrata determinada velocidade. Ou seja, quanto mais pessoas estiverem conectadas, mais lenta fica”, explica.