Uberaba já tem 1.192 casos confirmados de dengue até agora. Do total, dois pacientes têm a doença associada a outra enfermidade, o que complica o tratamento. Não há registro de pessoas com a forma hemorrágica por enquanto.
Conforme a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, os dois pacientes com dengue por complicação estão em tratamento, mas o município não tem mortes causadas pela doença. O número de diagnósticos confirmados nos primeiros quatro meses de 2010 já está próximo ao total observado em 2005, ano que precedeu a epidemia no município. A doença atingiu 1.805 habitantes, chegando ao auge em 2006 com 5.269 ocorrências.
Apesar da semelhança, o secretário de Saúde, Valdemar Hial, disse em entrevista à Rádio JM não acreditar que estejamos caminhando agora para nova epidemia. De acordo com ele, o trabalho de prevenção está mais eficiente do que no passado e a Prefeitura está em busca constante de agentes de zoonoses para o combate ao Aedes aegypti.
Hial espera agora a criação de multas para proprietários com focos do mosquito. “Tem que penalizar aquela residência que não está cumprindo sua missão. Não tem outra solução. De ano a ano, o pessoal acomoda”, alerta.
De janeiro a abril, 2.311 pessoas já procuraram os hospitais e postos de saúde com suspeita de dengue. Uberaba ainda está entre os 20 municípios com mais notificações, porém caiu algumas posições no ranking. A cidade saiu de 5º para 11º lugar no total de casos notificados da doença.