Evento foi realizado na cidade mineira de Cláudio e teve a participação das agentes femininas de Uberaba na semana que passou
Guardas municipais participam do 6º Encontro da categoria de Minas Gerais, na cidade de Cláudio (Foto//Divulgação)
Guardas civis municipais femininas de Uberaba participaram do 6º Encontro de Guardas Municipais Femininas de Minas Gerais, na semana que passou. O objetivo do encontro, realizado no Centro Cultural da cidade de Cláudio (MG), foi promover o diálogo entre as agentes de segurança sobre os desafios enfrentados pelas mulheres nas corporações de segurança pública.
Durante o evento, a desembargadora Evangelina Castilho Duarte ministrou palestra com o tema “A Construção de Parcerias para a Redução da Violência Doméstica e Familiar”. “O sistema de Justiça, por mais importante que seja, não pode atuar isoladamente. Precisamos da colaboração de diversas instituições. Só assim conseguiremos enfrentar essa violência de forma abrangente”, disse a magistrada.
A superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (Comsiv/TJMG), Evangelina Duarte, que participou do encontro, destacou a importância da presença da Comsiv/TJMG, que leva à possibilidade da realização de projetos comuns e à formação de parcerias com as guardas municipais no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Ao final da palestra, ela fez o sorteio do livro “Violência contra a Mulher - Não se cale!”, editado pelo TJMG. Algumas guardas municipais aproveitaram a oportunidade para fazerem perguntas à desembargadora e entregarem a ela relatórios e portfólios dos trabalhos desenvolvidos por suas instituições no âmbito do combate à violência contra a mulher.
O evento contou também com outras palestras, abordando temas como assédio; violência de gênero no ambiente de trabalho; formação e matriz curricular nacional para guardas municipais, e porte funcional de arma de fogo para guardas municipais.
Além disso, foram apresentados projetos de sucesso, como o “GM sem Preconceito”, da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, e a “Comissão Municipal de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – Comev”, do município de Mariana (MG). Houve ainda palestras sobre a saúde da mulher: “Sexologia Feminina - como tratar dificuldades e disfunções”; “Prevenção ao suicídio: sinais de alerta”, ministradas por guardas municipais especializados nas temáticas.
Além das GCMs de Uberaba, participaram do Encontro as Guardas Municipais de Belo Horizonte, Betim, Cláudio, Congonhas, Itabirito, Lagoa da Prata, Mariana, Martinho Campos, Ouro Branco, Ouro Preto, Pará de Minas, Pedro Leopoldo, Pirapora, Poços de Caldas, Pompéu, Sete Lagoas e Ubá. Também houve a presença de representantes das Guardas Municipais de Armação dos Búzios e do Rio de Janeiro (RJ) e da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto (SP).