MUDARAM AS ESTAÇÕES

Equinócio da Primavera deixa o dia e a noite com a mesma duração nesta segunda-feira

Juliana Corrêa
Publicado em 20/09/2025 às 11:59
Compartilhar

A Primavera, a estação das flores, começa nesta segunda-feira, às 15h19, e a previsão é de volta das chuvas, mas devem ser em volumes menores que a média para o período (Foto/Reprodução)

Nesta segunda-feira (22), às 15h19, acontece o Equinócio de Primavera, marcando o início da estação no hemisfério sul. Neste dia, o dia e a noite têm exatamente a mesma duração, com os dias começando a ficar mais longos gradualmente.

O equinócio de primavera acontece quando o Sol cruza a linha do Equador, iluminando igualmente os hemisférios Norte e Sul. Nesse momento, dia e noite têm praticamente a mesma duração em todo o planeta. O fenômeno é resultado da inclinação do eixo da Terra e de sua órbita ao redor do Sol, que faz com que, duas vezes por ano, a estrela fique posicionada de forma equilibrada em relação à Terra. É esse alinhamento que marca oficialmente a chegada da nova estação.

Neste dia, o Sol atinge uma posição especial no céu, fazendo com que os raios incidam de maneira quase perpendicular sobre o Equador. Por isso, nesse momento, as sombras de objetos verticais ficam mais curtas do que o normal e, para quem está exatamente sobre a linha do Equador, elas podem até desaparecer ao meio-dia. No Triângulo Mineiro e em outras regiões fora do Equador, as sombras não somem completamente, mas também ficam visivelmente menores e apontam de forma diferente, marcando de maneira sutil a mudança de estação.

O que vem por aí

O fim do inverno, prenunciado pelos ipês-amarelos que vêm enfeitando Uberaba há algumas semanas, traz também os ipês-brancos e rosa, além de hibiscos e jasmins. As frutas da nova estação são o morango, caju, amora jabuticaba, abacaxi e mamão. Quanto aos legumes e hortaliças, esta é a época do tomate, abobrinha, pepino, pimentão, cenoura, alface e rúcula.

Em relação ao clima, conforme já anunciado no , embora a primavera marque o fim da seca na região, esta será marcada pelo fenômeno La Niña, que trata volumes de chuvas menores para o Triângulo Mineiro até o mês de dezembro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por