CIDADE

Estudantes de escolas particulares lotam públicas

Mára Santos
Publicado em 16/01/2010 às 21:23Atualizado em 17/12/2022 às 05:46
Compartilhar

Rede Pública de Ensino está praticamente sem vagas para atender alunos novatos. A maioria das escolas abriu período de matrículas para novos estudantes, com lista de espera acima do esperado.

Na Escola Municipal Artur de Melo Teixeira, localizada no bairro Uberaba I, não há mais vagas para as turmas de 6 e 7 anos do período matutino. De acordo com a diretora, são poucas as turmas com vagas. “Estamos trabalhando com lista de espera, mesmo assim não temos muitas vagas para oferecer aos que querem migrar para a escola”, salientou Maria Cláudia Farias de Almeida. 

Por outro lado, é grande o número de estudantes de escolas particulares interessados em vaga na rede pública. A diretora explicou que são alunos de estabelecimentos pequenos, geralmente de primeiro e segundo anos, mas adianta que não há vagas para estas turmas.

Também pertencente à rede municipal de ensino, a escola Joãozinho e Maria, no conjunto Morada do Sol, praticamente não tem mais vaga. Como a escola trabalha apenas com Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, a direção conta somente com 10 vagas para crianças na faixa etária de 3 anos, que vão ingressar no maternal. A diretora Cláudia Araújo Ribeiro informou que a escola tem capacidade para atender no máximo 220 crianças, sendo 5 turmas do período matutino e outras 5 no vespertino.

Na rede estadual, a informação é de que ainda há muita procura. Por causa da demanda, a Escola Estadual Irmão Afonso teve de ser ampliada. Outras seis salas foram construídas para o Ensino Médio, mas a superintendente regional de Ensino, Vânia Célia Ferreira afirma que as vagas já acabaram. As escolas Aurélio Luís da Costa, Corina de Oliveira, Dom Eduardo, Castelo Branco e João Pinheiro enfrentam a mesma situação. Faltam vagas em todas elas. Já as escolas São Benedito, José Mendonça, Quintiliano Jardim e Geraldino ainda têm vagas.

A superintendente explicou ainda, que a grande procura por vagas nestas escolas é por causa do procedimento adotado pelo Estado, que oferece educação em tempo integral aos alunos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por