CUIDADOS

Excessos no Carnaval afeta principalmente o intestino, alerta nutricionista; saiba como evitar

Danyela Gerolin explica que o consumo de álcool e a quebra da rotina alimentar sobrecarregam o intestino e o fígado, mas é possível reduzir os danos com estratégias simples, como hidratação, alimentos naturais e até a raspagem da língua ao acordar

Dandara Aveiro
Publicado em 16/02/2026 às 10:57
Compartilhar

A nutricionista destacou que, apesar dos excessos, sair da rotina faz parte da qualidade de vida, desde que haja equilíbrio (Foto/Reprodução)

A quebra da rotina alimentar no Carnaval, com excesso de bebida alcoólica, frituras, poucas horas de sono e desidratação, sobrecarrega o organismo e afeta principalmente o intestino e o fígado, alerta a nutricionista Danyela Gerolin. Segundo a profissional, os impactos podem ser minimizados com estratégias simples, como alimentação mais leve, hidratação adequada, cuidados com o sono e práticas de desintoxicação natural, como a raspagem da língua ao acordar. 

Em entrevista ao Pingo do J, da Rádio JM, Gerolin explicou que os excessos típicos da folia mexem diretamente com o funcionamento do organismo, especialmente quando se somam álcool, má alimentação e alterações no sono. Para ela, o intestino é o sistema mais afetado nesse período. “A gente observa hoje muitas doenças surgindo, intolerâncias que as pessoas dizem que antes não tinham. Isso atrapalha muito o intestino. E o Carnaval envolve muita bebida alcoólica, com ingestão disparada”, afirmou. 

A nutricionista destacou que, apesar dos excessos, sair da rotina faz parte da qualidade de vida, desde que haja equilíbrio. Entre as orientações para reduzir os impactos da folia, a especialista recomenda priorizar alimentos naturais. “Frutas, verduras e legumes. As verduras escuras já são detoxificantes e vão trabalhar fígado e intestino”, orientou. A hidratação também é apontada como fundamental, especialmente por conta do efeito desidratante do álcool. 

Uma das dicas, que mais chama a atenção, é a raspagem da língua, logo ao acordar. “Quer detoxificar? Raspe a língua. Durante a noite, o organismo produz toxinas que se acumulam naquela saburra lingual. A língua amanhece branca ou amarelada, se estiver com o fígado afetado. Então, raspas a língua e, em seguida, tomar um copo de água, ajuda na eliminação dessas toxinas. Além de tomar um shot, que é uma base ácida, com alguns fitoquímicos; pode ser limão ou vinagre de maçã, ma dose, colher de sopa”, explicou.  

Sobre a quantidade, Gerolin defende o hábito. “Eu sempre falo 700 ml. Se não conseguir, começa com 300, 500. Lembrando que essa água não entra na conta diária, ela é só para hidratar, já que a bebida alcoólica desidrata. Então se conseguir fazer essa estratégia logo ao acordar, já é um ponto positivo. E a pessoa também pode intercalar a bebida alcoólica com a água durante as festas”, afirmou. 

A nutricionista também alertou para os prejuízos do álcool e da folia desregulada no sono. Para ela, dormir bem fora do período de festa é essencial para que o organismo suporte os excessos eventuais. “O problema não é sair um pouco da rotina. A questão é como vivemos normalmente. Se dormimos bem, nos alimentamos bem e praticamos atividade física, por que não sair um pouco da rotina? O problema não são os quatro dias de carnaval; são os 361 dias do ano inteiro”, concluiu.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por