PROTEÇÃO

Uberaba mobiliza rede de proteção para ações de combate à violência sexual infantojuvenil

Comissão Proteja define estratégias para a campanha "18 de Maio"; foco é ampliar canais de denúncia e conscientização das famílias

Publicado em 15/02/2026 às 17:35
Compartilhar

Representantes de entidades do terceiro setor, órgãos públicos e sociedade civil que compõem a Comissão Proteja se reuniram na Câmara Municipal, para planejar o cronograma de ações voltadas ao 18 de Maio. A data marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

O grupo, que integra o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, busca intensificar a divulgação de canais de denúncia e fortalecer a rede de acolhimento no município até o mês da campanha oficial. 

Ampliação da rede de proteção 

A estratégia para este ano prevê o uso de ferramentas do Legislativo e de órgãos municipais para dar voz às vítimas e orientar a população sobre como identificar sinais de abuso. O planejamento antecipado visa garantir que as iniciativas atinjam diretamente as famílias e as instituições de ensino. 

Para o diretor-geral da Câmara, Rodrigo Souto, a meta é garantir que a sociedade saiba exatamente onde buscar ajuda. “Nossa intenção é trabalhar de agora até maio para divulgar os canais e locais onde as pessoas podem buscar auxílio ao perceber algum tipo de abuso. Vamos trabalhar com afinco para protegê-las”, afirmou. 

Engajamento social 

A articulação envolve profissionais com experiência técnica para lidar com os índices de violência registrados pelo Departamento de Vigilância Socioassistencial de Uberaba. A representante do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Michelle Carvalho, reforçou a necessidade de conscientização coletiva. 

“Nosso objetivo é pensar em iniciativas que realmente cheguem às crianças e adolescentes. Precisamos nos organizar para atingir as famílias e a população em geral, para que cada cidadão participe dessa rede de proteção”, ressaltou. 

O secretário de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, destacou que, embora o trabalho de vigilância seja contínuo, as ações em torno do 18 de Maio são cruciais para engajar quem está fora da rede técnica. “Ações pontuais de conscientização são fundamentais para envolver a sociedade e ampliar essa mobilização, que é responsabilidade de todos”, concluiu. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por