São mais de 2.800 exemplares de todas as raças zebuínas que participarão da mostra (Foto/Reprodução)
Faltando um mês para o início da 90ª ExpoZebu, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) informou que a feira superou o número de inscritos da edição anterior, em 2024. Conforme a entidade, são mais de 2.800 exemplares de todas as raças zebuínas que participarão da mostra.
Além dos tradicionais julgamentos de animais e do Concurso Leiteiro, a ExpoZebu traz leilões, shopping de animais, espaço comercial, rodadas de negócios internacionais e encontros promovidos pela ABCZ Jovem e pela ABCZ Mulher. Também há espaço para a cultura e a história, com a mostra do Museu do Zebu e a cerimônia do Mérito ABCZ.
Leia também: SENTINELA | Polícias e seguranças da ABCZ se reúnem para montar estratégias de segurança para a ExpoZebu 2025
“Graças ao trabalho da equipe técnica da ABCZ e da comissão de gado da ExpoZebu 2025, conseguimos alojar todos os pedidos de inscrição, e os criadores que tinham animais na lista de espera agora terão a oportunidade de participar”, destacou Rodrigo Abdanur, gerente comercial e de Exposições da ABCZ.
A ExpoZebu acontece entre os dias 26 de abril e 4 de maio, no Parque Fernando Costa.
Plataforma. Durante a ExpoZebu deste ano, a ABCZ fará o lançamento de um projeto de comercialização de zebuínos registrados. Segundo a ABCZ, a solução foi pensada para atender às necessidades, principalmente, dos produtores que encontram mais dificuldades para vender seus animais por meio dos leilões.
“Hoje, uma grande parte dos associados da ABCZ possui menos de 50 matrizes em seus rebanhos e, por isso, não tem volume suficiente para acessar um leilão. Nosso compromisso é apoiar todos os criadores na venda de sua produção, com isonomia técnica e sem viés comercial – características que fazem parte do DNA do corpo técnico da associação”, explica o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.
A nova plataforma permitirá a ampliação de opções para o pecuarista, potencializando as transações e incrementando a liquidez dos rebanhos. Obedecendo a critérios técnicos e comerciais, a plataforma surgirá como um espaço virtual seguro de comercialização para o produtor.