Assessor parlamentar faz novas denúncias contra a Estação de Tratamento de Esgoto. Para Ismar Ribeiro Borges (Catita), irmão do vereador da base
Assessor parlamentar faz novas denúncias contra a Estação de Tratamento de Esgoto. Para Ismar Ribeiro Borges (Catita), irmão do vereador da base oposicionista Itamar Ribeiro de Rezende (DEM), existem falhas no funcionamento dos equipamentos responsáveis pela separação dos resíduos da ETE Francisco Veludo.
A reportagem do Jornal da Manhã acompanhou Catita ontem à tarde até a ETE localizada no bairro Alfredo Freire e constatou funcionamento aparentemente normal nas caixas de passagem. Uma comporta, que segundo o assessor, até alguns dias não existia no local foi instalada e fechada para garantir que o esgoto chegasse até a ETE. “Esta comporta não existia e o esgoto desaguava diretamente no rio Uberaba”, salientou o denunciante.
Ele disse que na última sexta-feira (15) esteve no mesmo local, onde constatou através de fotos, que os emissários não estavam recebendo o esgoto para serem tratados. “Nós constatamos que o esgoto não estava sendo tratado, mas hoje está normal, apesar da precariedade”, enfatizou. Outra informação é de que em alguns dias, os emissários não funcionam. “A gente é leigo no assunto, mas pelo que temos acompanhado a ETE não está tratando o esgoto da cidade como anunciado. Isso é um absurdo, porque nesta obra foram gastos cerca de R$ 20 milhões”, acrescentou Catita.
Há ainda denúncias de que reatores e peneiras não estão funcionando. Apesar de não conferir a informação dentro da ETE, o assessor confia na denúncia. Ele está acompanhando o funcionamento da estação desde as primeiras denúncias feitas em dezembro.
No Codau, assessoria de Comunicação informou que o presidente José Luiz Alves retornou de férias ontem e só se pronunciará sobre o assunto nesta terça-feira.