CIDADE

Godoy defende data histórica

Mesmo afirmando que o feriado do Dia da Consciência Negra é um dos mais importantes do país

Publicado em 18/11/2009 às 22:51Atualizado em 17/12/2022 às 05:35
Compartilhar

Mesmo afirmando que o feriado do Dia da Consciência Negra é um dos mais importantes do país, o vereador Carlos Alberto de Godoy (PTB) não descartou a possibilidade de a lei que instituiu o feriado no município ser contestada judicialmente.

Ao fazer uso da Tribuna Livre na tarde de ontem, durante a sessão ordinária, o vereador, que também é professor, lembrou a polêmica criada em torno do feriado, quando representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) se posicionaram contra.

Ao realizar pesquisas, o parlamentar constatou que o feriado da Consciência Negra foi derrubado na cidade de Porto Alegre (RS) e está sendo contestado no Rio de Janeiro. Ele explicou que a Lei Federal prevê que os municípios podem legislar sobre feriados religiosos e não civis. Estes são de competência da União. “Ou seja, se não tivermos atenção, o Dia da Consciência Negra, antes de tomar o País, vai cair. Este que, a meu ver, é um dos feriados mais importantes que temos”, destacou.

O vereador deu uma aula de história, destacando que a Independência foi um golpe da elite e a Proclamação da República, um golpe de Estado. “Mas o dia 20 de novembro não! Esta data conta a história da luta de um povo que está inserida no seio de uma sociedade calcada em sua história. É um feriado que a aristocracia brasileira não quer reconhecer e pelo qual faço uma defesa intransigente”, garantiu. Ele ainda fez um apel “Tenhamos lucidez histórica para reconhecer que os negros têm um papel decisivo em nossa história”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por