Policiais militares do Meio Ambiente receberam de três moradores residentes no bairro Fabrício e Mercês dois filhotes de gavião e quatro de tucano. O fato ocorreu após o registro das fortes chuvas de granizo na cidade e tudo indica que as aves foram atingidas pelas pedras de gelo e estavam caídos em via pública, porém sem ferimentos e bastante molhados.
De acordo com a meteorologista Wanda Prata, a chuva de granizo se deu por conta da forte pressão do ar e a baixa umidade. “A chuva foi formada na região de Veríssimo e deslocou para região. Em choque com o ar frio a 600m, congelou e caíram as pedras”, relata a meteorologia, afirmando que formou uma camada de gelo de 1cm.
Foram 30 minutos de chuva, sendo que 15 minutos foram de granizo. De acordo com Wanda, as pedras mediam cerca 1,5cm em média. “Foram 50mm de chuva, uma boa quantidade para apenas meia hora, já que 40mm já causariam enchente”, salientou.
Imediatamente após a chuva, segundo o diretor de comunicação da Prefeitura, Márcio Gennari, funcionários foram colocados na rua para realizar a limpeza das ruas. Segundo ele, a Defesa Civil também começou a trabalhar logo depois da tempestade, principalmente nos bairros periféricos de Uberaba. Entretanto, nenhuma ocorrência de pessoa desabrigada foi registrada.
De acordo com Gennari, a prefeitura mobilizou todas as equipes da Secretaria de Infraestrutura para promover a limpeza, bem como a equipe da empresa responsável pela varrição no centro da cidade. “Além de sexta-feira (12), as equipes vão trabalhar no fim de semana até que toda normalidade seja restabelecida”, afirmou, explicando que a Prefeitura providenciou um trabalho de recuperação dos danos verificados no centro da cidade.
Ele finalizou dizendo que o prefeito Anderson Adauto visitou os locais e reforçou a necessidade das obras do projeto Água Viva para que fatos como esses não voltem a acontecer. “A prefeitura está tomando todas as providências para que a normalidade seja restabelecida ainda esse fim de semana”, informou.