Realização de greve por tempo indeterminado na Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Uberaba sobrecarregou os serviços no Sine e dificultou a solicitação por seguro
Realização de greve por tempo indeterminado na Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Uberaba sobrecarregou os serviços no Sine e dificultou a solicitação por seguro-desemprego e Carteira de Trabalho. A situação é tão crítica que os interessados têm iniciado na madrugada as filas para esperar a entrega das senhas no Elvira Shopping, onde fica o posto local do Sistema Nacional de Empregos.
Segundo Luís Fernando Alves Silva, diretor de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, responsável pelo Sine, a unidade tem condições de atender apenas sete pedidos de seguro-desemprego por dia. “Cada atendimento demora 40 minutos para ser concluído. Com a paralisação deste serviço na Gerência Regional de Trabalho, desaguou toda a demanda aqui e comprometeu nossa capacidade de processar estas documentações. E, para piorar, não houve comunicação prévia do Ministério do Trabalho sobre esta interrupção”, reclama. “Sem planejamento não dá para contornar a situação. Há pessoas que têm chegado às 3h para aguardar na fila. Desta forma fica difícil, especialmente para elas”, completa.
Enquanto o posto do Sine consegue atender apenas sete pedidos de seguro-desemprego diariamente, a Gerência operava 90 solicitações desta natureza por dia, em média. “A vocação do Sine é ser um centro de intermediação de mão-de-obra e não de dar entrada em seguro-desemprego. Claro que vamos trabalhar para resolver este quadro e precisamos fazer estes atendimentos também, mas dentro dos limites de nossa estrutura e sem deixar os outros serviços em segundo plano”, explica Luís Fernando.
O diretor já aponta soluções provisórias, mas rápidas, para este problema. “Vamos capacitar dois servidores que já atuam aqui para atender aos pedidos de seguro-desemprego. Eles passarão por treinamento no dia 27 deste mês. Além disso, o prefeito Anderson Adauto liberou a contratação de mais dois funcionários para reforçar a equipe de trabalho”, informa. Eles passaram pelo processo seletivo e serão convocados até 4 de dezembro para, no dia seguinte, assumir suas funções. “Vamos tentar dobrar ou até triplicar nossa capacidade de atendimento destes serviços”, projeta.
Greve. Segundo Getúlio Ferreira Furtado, gerente regional do Trabalho e Renda em Uberaba, são seis servidores federais encarregados dos pedidos de seguro-desemprego e Carteira de Trabalho na cidade. “Eles paralisaram estes trabalhos desde sexta-feira (13) e não há, por enquanto, uma previsão de quando vão voltar. O encaminhamento local acompanhará a decisão nacional. Seguimos apenas com os procedimentos de fiscalização”, informa.
Estes servidores reivindicam reajustes salariais e melhores condições de trabalho, além de plano de carreira.