O Hospital da Criança em breve vai realizar atendimentos ambulatoriais para adolescentes. A informação foi passada pela presidente do HC, Maria Rita Carniel de Melo, durante entrevista à Rádio JM. A instituição conseguiu uma casa situada em frente do hospital, através de uma emenda parlamentar. O local será reformado e depois utilizado no atendimento aos adolescentes. Para a presidente, é a realização de um sonho.
Maria Rita lembra que outras diretorias eram contra o projeto, mas entende que estes pacientes não são crianças, mas também não são adultos, e precisam ser tratados de modo diferenciado. “Se você não cuidar do adolescente agora, você vai ter um adulto com problema”, argumentou. As próprias mães sempre questionaram muito a falta do atendimento aos adolescentes, que se sentem mais a vontade com médicos “não adultos”. A presidente também defende uma futura ampliação do serviço, como a criação de um ambulatório de neurologia, por exemplo, além do desenvolvimento de pesquisas nesta e em outras áreas.
O HC precisa de algumas melhorias no prédio, que, aos poucos, está sendo adequado para no futuro atender também casos de média e alta complexidade. Hoje são todos encaminhados ao Hospital de Clínicas da UFTM, que não tem leitos suficientes para atender aos casos mais graves. Maria Rita revela ainda que seu maior sonho é conseguir montar uma UTI infantil no HC, o que depende de verbas e vontade política.