A equipe do Jornal da Manhã foi às ruas para acompanhar o trânsito nos horários de saídas das escolas e constatou imprudências, tanto de motoristas, quanto de alunos na volta às aulas. Carros e vans estacionados em locais proibidos, em fila dupla e alunos atravessando a rua sem o mínimo de cuidado.
Nas escolas públicas, desde o início do ano a parceria entre a Guarda Municipal e a Policia Militar faz o motopatrulhamento, orientando os estudantes e condutores. De acordo com Julio César Aguiar, diretor da Guarda Municipal, a fiscalização tem acontecido constantemente. “A fiscalização em escolas municipais e estaduais retornou na segunda-feira, estamos orientando os motoristas e alunos. No caso de reincidência dos motoristas, aplicamos multas” explica Aguiar.
A Secretaria de Trânsito e Transportes Especiais (Settrans) deu início a um projeto amplo de educação no trânsito, onde uma blitz educativa orienta motoristas e pedestre nas portas das escolas. Nas blitze são distribuídos panfletos educativos e os condutores são orientados sobre a maneira correta de se usar o assento infantil e o cinto de segurança.
De acordo com o chefe de Seção de Educação no Trânsito, Hélio Reis dos Santos, as blitze educativas acontecem cada dia em uma escola. “Começamos nas escolas particulares, mas vamos fazer o mesmo trabalho também nas escolas municipais e estaduais” conta.