SITUAÇÃO ANTIGA

Mato alto e descarte de lixo desafia limpeza da avenida Hélio Luiz da Costa

Dandara Aveiro
Publicado em 09/04/2025 às 12:07Atualizado em 09/04/2025 às 13:37
Compartilhar
Segundo o denunciante, a situação é antiga e persistente (Foto/Reprodução)

Segundo o denunciante, a situação é antiga e persistente (Foto/Reprodução)

Moradores do entorno da avenida Hélio Luiz da Costa, no bairro Guanabara, em Uberaba reclamam do mato alto e descarte irregular de entulhos no local. Segundo denunciante, que acionou a reportagem do Jornal da Manhã, o local está com aparência de abandono, e ele cobra medidas mais efetivas para coibir o problema. O órgão responsável pela limpeza urbana informou se tratar de Área de Preservação Permanente (APP) e, por isso, realiza manutenção apenas no entorno. 

Segundo o denunciante, a situação é antiga e persistente. Ele sugere a colocação de cercas na tentativa de coibir a prática do descarte no local. “Está muito feio, com mato alto, cheio de lixo, parece um Ecoponto. Às vezes, a Prefeitura poderia colocar uma cerca para melhorar o aspecto, porque está muito ruim”, relatou o leitor do Jornal da Manhã

Em resposta, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou que o recolhimento dos entulhos na região da avenida Hélio Luiz da Costa, foi realizado há cerca de 30 dias. Segundo a autarquia, a área é classificada como APP e, por isso, “o serviço de roçada e capina é executado até três metros, entre a rua e o início da mata, medida equivalente a uma calçada”. Com relação a este serviço, a Codau garantiu que está programado para ocorrer nos próximos 15 dias. 

A companhia aproveitou para reforçar que o descarte de entulhos em espaços públicos ou privados é uma prática irregular e, infelizmente, recorrente no local denunciado. Para combater o problema, orienta os moradores a denunciarem diretamente ao Departamento de Posturas, pelos telefones (34) 3331-2312 e (34) 3331-2313. O envio de fotos no momento do flagrante é recomendado para facilitar a identificação dos responsáveis. 

Além disso, Uberaba dispõe de 11 Ecopontos que são os locais preparados para o recebimento de entulhos na cidade. O mais próximo à avenida mencionada, é do da rua Alaksa, nº 120, no bairro Residencial Estados Unidos. 

A reportagem solicitou também um posicionamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) quanto à aplicação de multas e penalidades para quem descarta lixo e outros materiais em áreas de proteção ambiental, além de questionar a possibilidade de instalação de uma cerca no local, como sugerido pelo morador. Até o momento, a pasta não se manifestou. O espaço permanece aberto para esclarecimentos. 
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por